fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

AIAB discute programa para desenvolvimento de GPS brasileiro

Associação destaca importância da iniciativa para estruturas críticas do país

Associação destaca importância da iniciativa para estruturas críticas do país. (Foto: reprodução)

Julio Shidara, presidente da AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), e Jadir Gonçalves, vice-presidente e coordenador do Comitê de Espaço da Associação e sócio-diretor da associada Fibraforte, reuniram-se na segunda-feira (9) com Ana Paula Trento e Sara Sebben, respectivamente, Sub-chefe e Assessora Legislativa do Gabinete do Senador Styvenson Valentim, autor do Projeto de Lei (PL) 4569/2023, que cria o Programa de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Posicionamento Global.

“Parabenizamos ao Senador Styvenson e à sua Assessoria por essa importante iniciativa para o futuro do Brasil. Nos EUA, por exemplo, uma eventual interrupção do sistema GPS (Global Positioning System) provocaria a suspensão ou severa degradação no funcionamento de 14 de um total de 16 sistemas de infraestruturas considerados críticos para o país e causaria uma perda diária de USD 1 bilhão para a economia norte-americana, que aumentaria para USD 1,5 bilhão caso tal interrupção ocorresse num período crítico para sua agricultura. No Brasil, a situação não deve ser diferente”, declarou Shidara.

“Assim como nos EUA, um dos sistemas de infraestrutura crítica que podem ser afetados é o grid elétrico brasileiro, que pode sofrer um apagão nacional em caso de falta do sinal de GPS. Seria uma vulnerabilidade gravíssima que ameaçaria nossa soberania”, acrescentou o presidente da AIAB.

Já Jadir comentou que “embora o desenvolvimento de um sistema GPS brasileiro requeira investimentos para desenvolvimento de novas tecnologias e novos equipamentos, existem tecnologias e equipamentos já dominados pela indústria nacional que poderão ser empregados no projeto”.

A AIAB e o gabinete do Senador Styvenson somarão esforços no sentido de atuar pela viabilização desse importante projeto para as futuras gerações de brasileiros.

Botão Voltar ao topo