publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Uruguaio Roderick Dias e colombiana Vanesa Gallego vencem GP Urubici de Ciclismo

Última das três provas do Circuito Mundial de Ciclismo de Estrada na cidade da Serra Catarinense será nesta quinta-feira (5), com a realização do GP Internacional de Ciclismo. No GP Urubici de Ciclismo, chegada foi definida no photo finish. (Foto: Juliane Bogo/CBC)

Dia de muita superação para os mais de 150 atletas que tornam Urubici (SC) a capital mundial do ciclismo. Debaixo de muita chuva, foi realizado o GP Urubici de Ciclismo, que vale pontos para o ranking mundial e das últimas vagas para as Olimpíadas de Paris.

Os melhores ciclistas desta quarta-feira (4) foram o uruguaio Roderick Dias e a colombiana Vanesa Galego, que chegaram na frente no segundo dos três dias de provas que reúnem ciclistas de 13 países.

São três dias de provas da modalidade na cidade da Serra Catarinense. Na terça-feira (3) foi realizado o Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina, com os triunfos do venezuelano Leangel Meneses e da colombiana Paula Villalba. Nesta quinta (5) será o último dia de superação em Urubici.

O GP Internacional de Ciclismo encerra a programação com as provas de 79,2 km para os homens, com início às 8h, e 62,2 km para as mulheres, que começam às 14h. O ponto de largada e chegada é a região central de Urubici, nos arredores da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens (Salão da Matriz).

A ação nesta quarta-feira (4) começou às 8h20 com a largada do GP Urubici de Ciclismo na categoria masculina. Debaixo de chuva, os ciclistas percorreram 114,4 km.

O melhor entre eles foi o uruguaio Roderick Dias. O campeão conseguiu se desgarrar do grupo no decorrer do percurso e levou a vitória com boa vantagem sobre os demais adversários.

“Estou muito contente com essa vitória. Quando comecei a competir internacionalmente, minhas primeiras provas foram no Brasil. Fico feliz em poder retornar ao país para estes grandes eventos.

Nós, competidores da América do Sul, temos poucas oportunidades de disputar grandes provas no nosso continente. Ter competições deste nível é muito importante”, disse o Roderick Dias, que está em preparação para o Pan-Americano, em outubro, em Santiago (Chile), e busca vaga para as Olimpíadas de Paris, no próximo ano.

No começo da tarde desta quarta-feira (4) foi a vez das mulheres ganharem a estrada no GP Urubici de Ciclismo. A largada ocorreu às 13h30 na região central da cidade da Serra Catarinense, já sem chuva.

Durante todo percurso de 80 km, as ciclistas ficaram bem agrupadas e a decisão veio somente nos últimos centímetros, o famoso photo finish. A colombiana Vanesa Gallego fez um sprint espetacular e ultrapassou a brasileira Ana Vitória Magalhães na linha de chegada.

“Nós estamos com uma equipe muito boa da Colômbia. Contamos com algumas das melhores atletas, em busca de pontos importantes para classificar o país para as Olimpíadas de Paris. Ficamos unidas e tentamos controlar a prova durante todo o tempo, pois sabíamos que era possível vencer na parte final”, celebrou a campeã.

Melhor brasileira no Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina, com o terceiro lugar, e vice-campeã do GP Urubici de Ciclismo, nesta quarta (4), Ana Vitória “Tota” Magalhães está contente com o desempenho nos dois dias de provas na Serra Catarinense.

“Obviamente eu queria ter vencido, mas se fosse fácil todo mundo ganhava. O mais importante é que somamos pontos importantes através de um ótimo trabalho da equipe brasileira. Estou feliz com o resultado e agora é tentar buscar a vitória na última prova”, afirmou a brasileira.

Nesta quinta-feira (5) será realizada a última das três provas de ciclismo internacional em Urubici. As três etapas do Circuito Mundial de Ciclismo de Estrada reúnem um total de 152 atletas profissionais de 13 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Hungria, México, Paraguai, Panamá, Uruguai, Uzbequistão e Venezuela. No total, são 96 atletas competindo na categoria masculina e 56 na feminina.

O Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina, o GP Urubici de Ciclismo e o GP Internacional de Ciclismo são válidos pelo calendário da UCI (Union Cycliste Internationale).

A organização é da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) em parceria com a FCF (Federação Catarinense de Ciclismo) e AACESC. As provas contam com os patrocínios de: C Pack, Supermercados Koch, SOS Distribuidora de Alimentos, Unifique, Shimano e Riders.

O evento tem também o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Urubici, Governo do Estado de Santa Catarina e Fesporte.

Resultados – Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina

Masculino

Roderick Dias (URU) – 2h30min00seg
Erasmo Castillo (PAN) – 2h30min22seg
Otávio Gonzeli (BRA) – 2h31min10seg
Igor Molina (BRA) – 2h31min12seg
Armando Filho (BRA) – 2h31min12seg

Feminino

Vanesa Gallego (COL) – 2h03min11seg
Ana Vitória Magalhães (BRA) – 2h03min11seg
Thayná de Lima (BRA) – 2h03min11seg
Elizabeth Quintero (COL) – 2h03min11seg
Shakhnoza Abdullaeva (UZB) – 2h03min11seg

GP Internacional de Ciclismo – 5 de outubro
Percursos: 79,2 km (M) e 62,2 km (F)

Local: Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens (Salão da Matriz)

Largada Masculina: 8h

Premiação Masculina: 10h15

Largada Feminina: 14h

Premiação Feminina: 16h30

Botão Voltar ao topo