fbpx

Saiba mais sobre a importância das instituições de ensino superior público do Brasil

Tudo o que você precisa saber sobre a importância das instituições de ensino superior público no Brasil

(Foto: Freepik)

Os debates sobre o ensino superior público têm aumentado nos últimos anos, o tema é pauta de muitas discussões sobre a importância desse método de ensino e como ele faz com que mais jovens tenham uma oportunidade de ingressar no ensino superior. Porém, muitas pessoas não sabem como uma universidade é considerada pública e quais são as suas principais diretrizes.

É importante ressaltar que não é fácil entrar em uma universidade pública. É necessário muito estudo e dedicação para isso. Aliás, essa é a máxima verdade quando falamos de áreas de estudo mais complexas. Certamente, fazer residência na Unicamp é um privilégio. Mas, é preciso trabalhar duro, e isso vale para todas as universidades públicas espalhadas pelo país.

Para entender um pouco melhor a importância das instituições de ensino superior público, você confere abaixo todas as informações relevantes, o que são, como são divididas e qual é a sua importância para o ensino no Brasil.

O que são as universidades públicas
Explicando de maneira simplificada, uma universidade pública é uma instituição mantida financeiramente pelo Estado. Além disso, quando falamos de ensino superior, é pertinente destacar as diferenças entre universidade, centro universitário e faculdade, sendo a universidade a única que abrange todas as áreas de conhecimento.

As universidades públicas são principalmente conhecidas por terem um processo seletivo extremamente concorrido, no qual os alunos estudam por longos períodos para se saírem bem na prova, o famoso vestibular. Ainda, as universidades costumam ser divididas em militar ou civil, a última sendo dividida nas categorias Federal, Estadual e Municipal.

Universidade federal
O Brasil conta com um total de 109 universidades federais espalhadas ao redor do país, sendo o estado de Minas Gerais o que concentra o maior número de universidades, são onze no total. A universidade pública mais antiga do país está situada no Paraná. Isso porque a Universidade Federal do Paraná foi fundada em 1912 e continua em funcionamento.

Universidade estadual
Atualmente, o Brasil conta com 124 universidades estaduais, mantidas pelo governo do
estado em que estão localizadas. Apesar do Paraná ter muitas universidades estaduais, São Paulo ganha nessa conta com instituições como USP, Unicamp e Unesp, que possuem 23 campos espalhados por todo o estado.

Universidade municipal
Podemos dizer que as universidades municipais são as que apresentam o menor número entre as outras, são 63 unidades no total, sendo São Paulo o estado com o maior número de instituições. Isso acontece, principalmente, porque os municípios não são obrigados por lei a investirem em ensino superior.

A importância das universidades públicas
Embora seja a porta de entrada para muitos estudantes que não têm como pagar a mensalidade das universidades particulares, a importância da universidade pública vai muito além do que as pessoas pensam. Para termos uma ideia, no Brasil, as universidades públicas representam a maior parte da produção científica, sempre ocupando as primeiras posições nos rankings de produtividade.

Vale destacar que alunos de universidades públicas têm a oportunidade de participar de projetos e pesquisas nos mais diferentes campos do conhecimento. Isso faz com que eles se tornem profissionais ainda mais competentes e criativos, além de poderem fazer parte de algo inovador durante a graduação.

Por isso, é muito importante que as universidades públicas continuem funcionando, especialmente quando falamos sobre o financiamento que mantém essas instituições funcionando. É preciso dar mais atenção ao ensino superior público do Brasil, para que todos os jovens possam ter uma chance de estudar e se especializar, para que o futuro seja cheio de profissionais competentes e dispostos a fazer tudo que puderem.

Botão Voltar ao topo