fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinacoteca de Taubaté recebe exposição de artista Ítalo-Brasileira

De 22 de setembro a 5 de novembro estará aberta a visitação gratuita para a exposição “Entre matéria, memória e imagem”, com obras da artista ítalo-brasileira Daniela Marton, na Pinacoteca Anderson Fabiano, localizada na avenida Santa Luiza de Marillac, 1481, na Vila São José, em Taubaté.

A realização é da Prefeitura de Taubaté por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa por meio da Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico.

O objetivo da exposição é apresentar pinturas que remetem a uma série desenvolvida na época da pandemia, onde as relações pessoais passaram a serem feitas a distância, reforçando ainda mais a busca por elementos arquitetônicos que tivessem algum apelo de memória afetiva.

O campo pictórico dessa forma acaba ganhando mais corpo, tornando-se mais matérico e por sua vez, as imagens começam a sofrer interferências com a materialidade da pintura, que acaba alterando-as, ressignificando assim a recordação afetiva contida nelas. A pintura se apresenta como um resultado da atualização dessas lembranças, passando a matéria a fazer parte da memória, de modo que surja o passado e o presente, colocados em comunhão.

SOBRE A ARTISTA

A artista visual Daniela Marton, nascida em Turim (Itália), reside atualmente em Curitiba/PR e possui família em São José dos Campos. Formada em arquitetura e artes visuais, a artista busca aproximar as duas áreas, reunindo diferentes elementos: o estêncil (gravura), as fotografias arquitetônicas, o autocad (software da arquitetura) e a pintura.

Principais exposições individuais: Museu Alfredo Andersen (2023), MAM Resende (2022), Museu Rosacruz (2022), Pinacoteca de Viçosa (2021), Museu Ilhabela(2020).

Principais exposições coletivas: Conexão V MUMA (2023), 6° Salão de Artes Visuais Pinhais (2023), 1° exposição pequenos formatos Espaço Oposta (2023), Memorial David Carneiro, curadora Márcia Aracheski (2023), Acervo Rotativo, curador Laerte Ramos (2021), Pintura em tempos sombrios, curador Paulo Pasta (2021), Salão Artes Visuais Vinhedo (2017), Salão de Navegantes (2019), Bienal de Salerno Itália (2018) e Bienal The Wrong (2020 e 2022).

Premiada em 2° lugar na categoria pintura na Bienal de Salerno, Itália (2018).

Botão Voltar ao topo