fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu lança 29º livro da Coleção Cadernos de Folclore na Flim

Capa do 29º volume da Coleção Cadernos de Folclore, que será lançado neste sábado durante a Flim. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O Museu do Folclore de São José dos Campos lançará, neste sábado (16), às 13h30, o 29º volume da Coleção Cadernos de Folclore – “Congadas e Moçambiques no Vale do Paraíba Paulista”.

O lançamento ocorrerá durante a 9ª edição da Flim (Festa Literomusical de São José dos Campos), realizada nos dias 15, 16 e 17 no Parque Vicentina Aranha.

Após o lançamento, os historiadores Maria Siqueira Santos e Fábio Bueno, autores da obra, participarão de uma sessão de autógrafos e de uma roda de conversa com o público. O encontro também contará com a presença do Mestre Marquinhos, do Moçambique da Vila Tesouro – que fará uma apresentação – e do Mestre Lourenço Juventino, da Congada Filhos de N’Zambi, dois grupos de São José dos Campos.

Assim como já aconteceu nos lançamentos anteriores da coleção, as pessoas receberão um exemplar gratuito do atual volume. A distribuição prosseguirá durante todo o período de realização da Flim e, posteriormente, poderá ser retirado na Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, no Museu do Folclore.

Pesquisa
Este 29º volume da coleção materializa pesquisa realizada pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular) entre 2015 e 2017, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para inventariar as Congadas, Ternos de Congo, Moçambiques, Congadas-Moçambiques no Estado de São Paulo.

Embora a área abrangida para a aplicação do inventário tenha sido o Estado de São Paulo, os autores fizeram um recorte no Vale do Paraíba Paulista e Litoral Norte, região formada por 39 municípios na porção Leste do Estado e de grande incidência de manifestação do Congado. A obra traz informações de 87 grupos do Congado Paulista.

Coleção
A Coleção Cadernos de Folclore completou 36 anos em 2023. Trata-se de um projeto construído pela Comissão Municipal de Folclore nos idos de 1987 e apoiado, desde então, pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A partir de 1988, a coleção passou a ser publicada pelo CECP.

Seu objetivo é promover a divulgação de pesquisas sobre o folclore, a cultura popular ou o patrimônio imaterial, bem como salvaguardar informações sobre as práticas culturais acontecidas em qualquer região do Brasil. Todos os volumes também podem ser acessados pelo site do Museu do Folclore.

Leitura crítica
Agradecemos imensamente às folcloristas e professoras Lilian Vogel e Cáscia Frade, pesquisadoras renomadas das culturas populares do Brasil e parceiras de longa data do CECP. Elas fizeram prontamente e de bom grado uma leitura crítica do texto. Seus apontamentos e sugestões foram valiosos para o aprimoramento da obra e atualização dos dados da pesquisa”, enfatiza Maria Siqueira.

Parque Vicentina Aranha
Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyana
www.flimsjc.com.br

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org

Botão Voltar ao topo