fbpx

Alunos de Taubaté conquistam 22 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Alunos taubateanos que integram o Centro de Referência Paralímpico Núcleo Taubaté e Projeto EAFI Paradesportivo EPT/NAPE brilharam na Etapa Regional São Paulo e garantiram vagas na Fase Nacional que acontecerá em novembro

(Foto: Divulgação)

A cidade de Taubaté foi destaque na Etapa Regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares, disputadas entre os dias 06 e 08 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A delegação taubateana conquistou um total de 22 medalhas nas modalidades Atletismo, Natação e Bocha.

Os alunos de Taubaté que competiram nas Paralimpíadas Escolares fazem parte do Centro de Referência Paralímpico Núcleo Taubaté, e do Projeto EAFI Paradesportivo EPT/NAPE.

O projeto conta com apoio da Prefeitura de Taubaté por meio da Secretaria de Educação e do NAPE (Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado) e da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida..

A competição reuniu mais de 700 paratletas em idade escolar de seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Além das várias conquistas das medalhas, Taubaté celebra também a qualificação desses medalhistas para a Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares, que será disputada em novembro, novamente em São Paulo.

Medalhas no Atletismo:
João Matheus Máximo Medeiros (classes F56)
Ouro no Arremesso de Peso
Ouro no Lançamento Disco
Bronze no Lançamento Dardo

Yasmin Lorrane de Carvalho Leite (classe T37)
Ouro nos 150m rasos
Prata nos 60 metros rasos

Carlos Junior Alves da Silva (classe T47)
Ouro nos 400m
Prata nos 100m rasos
Prata no Salto em Distância

Miguel Teixeira de Sá Neto (classe F37)
Prata no Arremesso de Peso
Bronze no Lançamento de Disco

João Vitor Marcondes de Souza (classe T36)
Ouro nos 60m rasos
Ouro nos 150m rasos (Novo Recorde Escolar Brasileiro)

Kauany Estrela Velozo de Camargo (classe T54/55)
Ouro no Arremesso de Peso
Ouro nos 60m rasos (Novo Recorde Escolar Brasileiro da Competição)

Medalhas na Natação:
Ana Clara Wansowis (Classes S7, SB7, SM7)
Prata nos 50m livre
Prata nos 100m livre
Bronze nos 100m costas

Larissa Lopes (Classes S9, SB9, SM9)
Prata nos 100m costas
Prata nos 50m livre
Prata nos 100m livre
Bronze nos 100m peito

Medalha inédita na Bocha
Renan Bastos de Morais Moreira (classe BC2) – meedalha de Prata – tornou-se o primeiro paratleta de Taubaté a conseguir vaga na Fase Nacional das Paralimpíadas na Bocha.

“O feito do Renan é de enorme importância, não só por ele ser um garoto talentoso e que gosta muito do esporte, mas também para incentivar para que outras crianças venham para a Bocha, e que o EAFI Paradesportivo tenha uma equipe ainda maior nessa modalidade.

As crianças de Taubaté integraram a delegação do Estado de São Paulo, que sagrou-se Campeão geral da etapa.

A delegação de Taubaté contou com a Comissão Técnica formada pelos professores Alexandre Basilio Vasconsellos, Luciano Diniz, Julia Marchiori, Rodrigo Canfora e Ronaldo Martins.

“É um enorme orgulho para nós ver essas crianças competindo no principal evento do paradesporto escolar, todas com um sorriso no rosto e se divertindo.

A garotada está de parabéns, assim como os treinadores do Centro de Referência Paralímpico de Taubaté, que desenvolvem um trabalho excepcional com essas crianças. Estamos no caminho certo, e hoje o paradesporto escolar em Taubaté já é uma realidade e vai crescer ainda mais.”, comentou André Rocha, Coordenador do Centro de Referência Paralímpico de Taubaté.

Sobre o Programa Esporte Para Todos: O projeto congrega toda a prática esportiva destinada às pessoas com deficiência em Taubaté.

O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.

As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Ciclismo e Badminton.

Botão Voltar ao topo