fbpx

Romarias se unem em oração no Santuário Nacional durante feriado prolongado

Capital mariana da fé no país, Basílica de Aparecida acolhe pastorais jubilares da CNBB, grupos arquidiocesanos, Terço dos Homens e peregrinação dos Trabalhadores

apital mariana da fé no país, Basílica de Aparecida acolhe pastorais jubilares da CNBB, grupos arquidiocesanos, Terço dos Homens e peregrinação dos Trabalhadores. Foto: Ivan Simas/ Santuário Nacional

A Basílica de Aparecida (SP), capital mariana da fé do Brasil, acolhe milhões de peregrinos ao longo do ano. Neste feriado nacional prolongado, devido à comemoração da Independência do Brasil, o Santuário Nacional acolherá diversas romarias que unem orações em diferentes intenções.

Pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida pelos trabalhadores brasileiros, nesta quinta-feira (7), participa da missa das 9h, no Altar Central, a 36ª Romaria Nacional dos Trabalhadores e 29º Grito dos excluídos.

Na sexta-feira (8), a missa das 12h celebra, em especial, o Dia Nacional do Terço dos Homens. Preside a celebração o arcebispo de Juiz de Fora (MG) e bispo referencial para o Movimento Nacional do Terço dos Homens da CNBB, Dom Gil Antônio Moreira.

Esta é a primeira vez que a data será celebrada, já que o Dia Nacional do Terço dos Homens foi instituído em lei, no Brasil, em abril deste ano. A dia faz homenagem ao movimento do Terço dos Homens, um incentivo à prática da oração em grupos de homens. A Romaria Nacional do Terço dos Homens é a maior romaria organizada pelo Santuário Nacional e ocorre sempre em fevereiro.

O dia 8 de setembro também é especial para a Rede Aparecida de Comunicação, responsável por propagar a devoção a Nossa Senhora pelos meios de comunicação. Ao mesmo tempo em que a Igreja celebra a Festa da Natividade de Nossa Senhora, ou seja, o seu nascimento, comemora-se o aniversário de 18 anos da TV Aparecida e 72 anos da Rádio Aparecida. A missa em ação de graças pela data ocorrerá em 11 de setembro.

Já no sábado (9), dentre as romarias agendadas, está a Romaria da Arquidiocese de Ribeirão Preto, de Ribeirão Preto SP. O grupo participará da missa das 9h, no Altar Central do Santuário. A celebração será presidida pelo bispo arquidiocesano, dom Moacir Silva.

Referência da Igreja no país, o Santuário Nacional acolhe, ainda, no próximo domingo (10), duas pastorais jubilares da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Pastoral da Criança e Pastoral da Juventude, celebrando 40 e 50 anos de missão, respectivamente.

A partir do exemplo de Maria, a Pastoral Nacional da Juventude inspira sua missão. “Esta romaria é sonhada e gestada há cinco anos, por muita gente que tem a evangelização da juventude como o seu primeiro amor. Ela não poderia ser realizada noutro lugar que não fosse a Casa da Mãe Aparecida. É a ela que recorremos e nos inspiramos para o nosso fazer pastoral”, destaca a secretária nacional da Pastoral da Juventude, Wanessa Freire.

As celebrações têm transmissão da Rede Aparecida de Comunicação (TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A12), Aparecida ao Vivo e Aplicativo Aparecida. Nas redes sociais do Santuário Nacional também é possível acompanhar as atividades.

Botão Voltar ao topo