fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pindamonhangaba recebe mais uma certificação de Cidade Inteligente

A iniciativa é da Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes

A iniciativa é da Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes. (Foto: Divulgação)

Pindamonhangaba ganhou o Selo Ouro Connected Smart Cities em boas práticas de Cidades Inteligentes na manhã desta terça-feira, dia 5 de setembro, durante o Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility (CSCM), realizado na capital paulista. Essa é a segunda edição do prêmio, e a primeira vez que Pinda participa.

A iniciativa é da Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes.
As cidades premiadas na 1ª edição do Selo CSC foram: Nível Ouro – Pindamonhangaba (SP), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Pato Branco (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP) e São Paulo (SP).

Nível Prata: Fortaleza (CE), Jaguariúna (SP), Jundiaí (SP), Lucas do Rio Verde (MT), Mogi das Cruzes (SP), Niterói (RJ), Osasco (SP), Praia Grande (SP), Santo André (SP), São Luís (MA), Sorocaba (SP) e Tubarão (SC).

Nível Bronze: Amargosa (BA), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Caruaru (PE), Caxias do Sul (RS), Cuiabá (MT), Joinville (SC), Londrina (PR), Maringá (PR) e Santana de Parnaíba (SP).

Nível Aspiracional: Cascavel (PR), Garopaba (SC), Igarapava (SP), Laranjeiras do Sul (PR), Mesquita (RJ), Primavera do Leste (MT) e Tangará da Serra (MT).

Exemplo de sucesso – O prefeito Dr. Isael Domingues esteve no evento para receber o prêmio e compartilhou com os presentes a experiência de Pindamonhangaba. “A grande saída para o gestor público é o investimento em tecnologia. A prática é sustentável, social e política”, garantiu o prefeito, exemplificando algumas ações realizadas que acarretaram em economicidade para a gestão, oferecendo mais qualidade de investimento para a população, como a terceirização do serviço de impressoras, a instituição do 1DOC praticamente eliminando papel nas repartições públicas, da ouvidoria digital, IPTU Digital, as câmeras com sistema e monitoramento e a iluminação pública com led, que neste mês gerou 63% de economia em gasto de energia, entre outras.

Além da premiação, Pindamonhangaba estava com um estande no evento, tendo à frente a equipe da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos. O secretário Danilo Velloso, o adjunto Sylvio Braz, diretores e assessores da pasta também prestigiaram o evento e apresentaram a cidade para os demais expositores e visitantes.

Premiação – A solenidade de premiação ocorreu de forma presencial, com transmissão online simultânea, e reconheceu as quase 40 cidades que se inscreveram no estudo e enviaram dados para o comitê de avaliação tecer análises de informações, segundo critérios especificados de boas práticas.

São eles: Planejamento da Cidade Inteligente, que avalia as boas práticas refletidas no planejamento municipal; Governança da Cidade Inteligente, que considera as boas práticas refletidas na governança da Cidade; Ecossistema de Inovação, que tem como objetivo analisar as boas práticas refletidas na regulação do Ecossistema de Inovação Municipal; Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, onde é observado o impacto de boas práticas refletidas no planejamento de TICs do Município; Maturidade para Parcerias, explora o aspecto das boas práticas refletidas na colaboração do poder privado na cidade; e por último, a avaliação leva em consideração a tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities, identificando o reflexo de boas práticas nos indicadores da cidade.

“Para a expansão de cidades mais inteligentes, integradas e sustentáveis, são necessárias políticas públicas e boas práticas em diferentes dimensões, desde o planejamento transversal da transformação em cidade inteligente, mas também nos ambientes de inovação, tecnologia e parcerias, impulsionando a transformação das cidades”, destaca Willian Rigon, idealizador do Selo CSC e sócio-diretor de Novos Negócios do CSC.

Botão Voltar ao topo