fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu em São José recebe 308 alunos e comemora Dia do Folclore

Na primeira semana da programação do Mês do Folclore, a participação foi de escolas de educação infantil. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Na data em que se comemora o Dia do Folclore Brasileiro, 22 de agosto, o Museu do Folclore de São José dos Campos recebe 308 alunos (de 7 a 10 anos) de 5 escolas do município. Eles participam da programação especial do Mês do Folclore, que teve início dia 8 de agosto e se estenderá até 6 de setembro.

Nesta semana, 17 escolas devem participar das atividades, reunindo 1066 alunos do ensino fundamental. Na primeira semana da programação, que tem como tema “Saberes e Fazeres”, foram atendidos 452 alunos de 8 escolas de educação infantil. A expectativa é receber quase 3.000 participantes em 14 dias de atividades.

Divididos em horários distintos, de manhã e à tarde, os alunos passam por cinco diferentes estações durante as atividades, sempre acompanhados de monitores e professores. Eles vivenciam experiências da cultura popular ligadas aos alimentos, elementos naturais, papel, tecido e música.

O Dia do Folclore Brasileiro foi instituído em 1965, com o objetivo de valorizar e mostrar a importância de todas as manifestações que caracterizam a cultura popular de um país, como as lendas, canções, mitos, danças, artesanatos, brincadeiras, entre outros.

Depoimentos

A professora Juliana Cristina Peres Andreolle, da EMEF João Leite Vilhena, ressaltou que as crianças participaram ativamente das atividades propostas pelo Museu do Folclore. “Gostamos muito da dinâmica que foi estabelecida para a explicação de cada estação”, enfatizou.

Para a professora Rosana S. Oliveira, da Escola Despertar, participar da programação do Mês do Folclore foi uma experiência muito significativa. “Percebi o entusiasmo de todas as crianças. Parabéns à equipe do museu, que nos recebeu com um encantamento especial”, destacou.

Iguais a estes, outros depoimentos estão sendo deixados por professores e coordenadores das escolas participantes da programação especial. As opiniões dos profissionais ajudam a equipe técnica do museu a definir as próximas ações do atendimento realizado.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou 3924-7354

www.museudofolclore.org

Botão Voltar ao topo