fbpx

Ginástica Rítmica movimenta escola do Jardim das Indústrias em São José

Duas vezes por semana, 90 alunas da Emefi Sebastiana Cobra participam de aulas de ginástica rítmica pelo programa Escola Ativa. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Uma modalidade olímpica formada por movimentos corporais harmoniosos e exercícios que têm influência da dança tem transformado o contraturno escolar na Emefi Sebastiana Cobra, no Jardim das Indústrias.

Duas vezes por semana, as 90 alunas matriculadas na ginástica rítmica participam das aulas por meio do programa Escola Ativa da Prefeitura de São José dos Campos.

O esporte é uma das 13 modalidades que o Escola Ativa oferece no ensino fundamental integral, que beneficiam mais de 6 mil estudantes em 52 unidades escolares, e fazem parte da carga horária da Educação Integral.

Força, precisão, equilíbrio, postura, disciplina e harmonia são trabalhados nos movimentos e têm total aprovação das alunas, com idades entre 6 e 14 anos. A ginástica rítmica conta com saltos, demonstrações de equilíbrio e o uso de aparelhos, como arco, bola, fita, entre outros.

Alunas ginastas

Maria Eduarda Filipini, 10 anos, do 5º ano, pratica a atividade há um ano e se diz muito animada a cada aula. “Toda semana a professora nos passa novos exercícios, agora estamos com novos aparelhos também. Eu gosto, já vi competições na TV e acho lindo”, disse.

“Eu adoro participar, aprendemos sobre postura e os movimentos. As apresentações que mostram na TV são muito bonitas, com cambalhotas e coreografias incríveis”, diz Vitória Cristina Pontes Pereira, 8 anos, do 3º ano, que também pratica a modalidade há um ano.

Hanah Yumi tem 6 anos, está no 1º ano e acaba de ingressar no grupo com as colegas da escola, mas já tem suas preferências. “Gosto do exercício da fita e o mais legal, que foi com a bola, cada vez tem um exercício diferente”, afirmou.

“A ginástica é cheia de coreografias que impressionam, eu gosto e também quero fazer aula de música”, comentou Ana Alice, 7 anos, do 2º ano.

Segundo Lucélia Barbosa Lima da Silva, gestora de projetos que acompanha as atividades da Educação Integral na escola, a ginástica rítmica já era um pedido da comunidade escolar e foi aprovada.

“A comunidade ainda procura pela oficina, este ano abrimos turma para as alunas dos anos finais e percebemos o quanto as meninas gostam, as aulas são excelentes e todas se dedicam. O desenvolvimento da coordenação motora e comportamento dentro e fora da escola é perceptível e nos deixa animados”, conta Lucélia.

Para a professora da modalidade, Litiele Silva, os benefícios do esporte vão além do preparo físico e cuidados com a saúde, refletindo na aprendizagem.

“Percebo que as meninas tiveram mudanças positivas no comportamento, como a evolução na ginástica, com flexibilidade e condicionamento físico. Elas estão mais motivadas com os aparelhos novos, participam muito bem e dizem estar felizes”, destacou.

Escola Ativa

Na Educação Integral, o programa Escola Ativa oferta 13 modalidades esportivas e mais de 6800 vagas, com opções diversas no contraturno escolar, como: badminton, basquete, vôlei, futsal, handebol, taekwondo, judô, xadrez, rugby, entre outras.

O Escola Ativa acontece na rede de ensino municipal há seis anos e, desde 2022, também é considerado parte da Educação Integral, ampliada nas escolas de Ensino Fundamental e acontece por meio do IEVP (Instituto Esportivo do Vale do Paraíba).

A Educação Integral oferece atividades diversas visando a formação mais completa dos alunos do Ensino Fundamental considerando as dimensões física, intelectual, afetiva, social e cultural.

Botão Voltar ao topo