publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José ganha primeiro Espaço Prevenir do Estado de SP

Espaço Prevenir presta atendimento psicossocial aos familiares de dependentes químicos e aos egressos de comunidades terapêuticas

A cerimônia de inauguração teve a presença do vice-governador, Felício Ramuth; do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento; do prefeito da cidade, Anderson Farias, e demais autoridades da região. (Foto: GESP)

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), inaugurou nesta quarta-feira (26), um novo serviço para ajudar no enfrentamento da dependência química no Estado.

Coordenado e custeado pela gestão estadual, o Espaço Prevenir é um serviço que presta atendimento às famílias dos dependentes químicos e aos egressos de comunidades terapêuticas que completaram o tratamento.

A cerimônia de inauguração teve a presença do vice-governador, Felício Ramuth; do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento; do prefeito da cidade, Anderson Farias, e demais autoridades da região.

“É mais um equipamento público para cuidados das pessoas, combatendo o preconceito que por muitas vezes ocorre com os dependentes químicos. O objetivo é fazer o acolhimento, encaminhamento e acompanhamento das famílias, proporcionando um ambiente que auxilie os usuários a não retornarem às drogas”, destacou o vice-governador Felicio Ramuth.

O equipamento dispõe de uma equipe multidisciplinar que prestará auxílio psicoemocional para a população. O foco é fortalecer os vínculos familiares e prevenir recaídas. Além de São José dos Campos, primeira cidade a receber o serviço, os municípios de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Paulo também receberão o novo equipamento.

“É importante lembrar que as famílias também adoecem quando um de seus membros se torna um dependente químico. Esse era um serviço que faltava e vai ajudar os familiares a saber como lidar com essa problemática e a não desistir. Também será um serviço importante para aqueles que já passaram por períodos de intervenção ou tratamento e precisam de apoio para não recair no vício”, explicou Gilberto Nascimento, Secretário Estadual de Desenvolvimento Social.

O funcionamento é das 10h às 21h, de terça-feira a sábado. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Acolhidos aprovam novo equipamento
Ana (nome fictício), de 60 anos, está há cerca de três meses em acolhimento contra a dependência química em uma comunidade terapêutica de São José dos Campos. Faltando pouco mais de dois meses para o término do tratamento, e em fase de transição para a ressocialização, ela já começou a frequentar o Espaço Prevenir.

Ana conta com o auxílio do novo equipamento para dar prosseguimento aos seus planos para o futuro: voltar a estudar, trabalhar e a conviver com amigos e familiares.

“Tem me ajudado muito a voltar para o mundo lá fora, voltar a trabalhar e a estudar. Aqui somos auxiliados a poder conviver com as pessoas, coisa que antes eu tinha medo. Me ajuda a procurar emprego, a ter coragem de sair nas ruas. Isso me dá alegria e esperança”, relata Ana. Após o tratamento, ela pretende concluir um curso de cuidadora de idosos. “Com certeza, quero continuar frequentando aqui depois do tratamento. Um dia quero estar ajudando outras pessoas”, diz.

O Espaço Prevenir de São José dos Campos é a primeira unidade do tipo no estado. O investimento anual do Governo de São Paulo no serviço será de R$ 600 mil.

Botão Voltar ao topo