fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Restos mortais do padre Vítor Coelho serão transladados para o Santuário Nacional

Cerimônia ocorre nesta sexta-feira (21), com procissão até a Basílica. Servo de Deus encontra-se na última etapa do processo de beatificação

Cerimônia ocorre nesta sexta-feira (21), com procissão até a Basílica. Servo de Deus encontra-se na última etapa do processo de beatificação. (Foto: João Paulo/A12)

O Santuário Nacional de Aparecida (SP) está acolhendo, até o próximo sábado (22), a XII Romaria Pe. Vítor Coelho de Almeida. O encontro reúne missionários Redentoristas e devotos para celebrar a conclusão do processo sobre as Virtudes de Pe. Vítor, apresentar a Comissão pela causa de beatificação aos fiéis e realizar a transladação das relíquias do Servo de Deus.

Nesta sexta-feira (21), os restos mortais do Venerável missionário Redentorista serão transladados do Memorial Redentorista, situado ao lado da Basílica Histórica, para o Santuário Nacional. A procissão de transladação será realizada após a Consagração Solene que ocorre na Basílica Histórica às 15h.

O trajeto percorrerá ruas do Centro da cidade, passando em frente ao prédio da Rádio e TV Aparecida, meios de comunicação incentivados pelo Venerável. Na Basílica, as relíquias de padre Vítor ficarão na Capela São José, espaço aberto para oração e contemplação dos fiéis.

Esta transferência temporária se dá por motivo de reforma no prédio do Memorial, espaço dedicado a manter viva a memória dos missionários Redentoristas que já faleceram.

As atividades da Romaria seguem com missa, todos os dias, às 9h e 18h, no Altar Central, e às 18h, na Basílica Histórica. A celebração de encerramento do encontro se dará no dia 22, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. A romaria tem como tema “Com o Venerável Pe. Vítor, viver a pertença ao Reino e a vocação à santidade”.

Quem é Padre Vítor?

Nascido em Sacramento (MG), em 1899, Padre Vitor Coelho de Almeida era considerado uma criança de temperamento difícil e foi matriculado por um tio, aos 11 anos, no Colégio Redentorista de Santo Afonso, em Aparecida, para ser disciplinado.

No local, tocado pelos ensinamentos dos seminaristas, mudou de comportamento e decidiu seguir a vocação de missionário Redentorista. Após os estudos, recebeu o hábito em 1917 e fez os votos religiosos na Congregação dos Missionários Redentoristas, em 1918, na cidade de Perdões (SP).

Durante seu sacerdócio, revelou um extraordinário carisma como pregador da palavra de Deus, trabalhando nas Santas Missões Redentoristas, na Rádio Aparecida e no Santuário de Aparecida. Tornou-se muito admirado pelo povo e muitos romeiros, ao visitarem o Santuário, faziam questão de pedir a bênção do missionário.

Incentivou a fundação da Rádio Aparecida e foi sua voz profética durante 36 anos. Por meio dele, a Consagração a Nossa Senhora Aparecida ganhou repercussão nacional. A primeira exibição da Consagração foi num programa da Rádio Aparecida no dia 30 de maio de 1955, mas se popularizou um ano depois, em 1956, com o Padre Vítor Coelho de Almeida, que havia escrito a primeira fórmula da oração.

Padre Vítor faleceu em plena atividade apostólica, 21 de julho de 1987, em Aparecida. Hoje, há um processo de beatificação aberto no Vaticano, daquele que é considerado o Apóstolo de Aparecida. Em 5 de agosto de 2022, foi reconhecido venerável por Papa Francisco. Atualmente, encontra-se na última etapa deste processo.

Botão Voltar ao topo