fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Festival de Inverno de Campos do Jordão 2023 oferece programação 100% gratuita

A edição deste ano do festival terá 60 concertos divididos entre três espaços em Campos do Jordão

Governador e primeira-dama estarão na cerimônia de abertura, que terá apresentação da Osesp e do pianista britânico Stephen Hough. (Foto: Pixabay)

O maior festival de música clássica da América Latina começa neste sábado (1º) com 60 concertos totalmente gratuitos. Durante todo o mês de julho, a 53ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão terá atrações em três palcos no município localizado na Serra da Mantiqueira e também na Sala São Paulo, na capital.

O governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama Cristiane Freitas estarão na cerimônia oficial de abertura, às 20h30, em Campos do Jordão, com concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob o comando do diretor musical Thierry Fischer e participação do pianista britânico Stephen Hough.

“O Festival de Inverno de Campos do Jordão é um dos eventos de música erudita mais tradicionais e importantes de todo o mundo, é um orgulho para o Governo de São Paulo organizar e promover um festival tão importante em parceria com a Fundação Osesp”, disse Tarcísio.

“Também reforçamos o nosso compromisso de democratizar o acesso à cultura e levar a música clássica a diferentes públicos que, muitas vezes, não têm acesso a concertos”, acrescentou.

Mesmo antes da cerimônia oficial de abertura, o público em Campos do Jordão poderá acompanhar atrações já na tarde deste sábado. A partir das 16h, no Parque Capivari, a USP Filarmônica se apresenta ao lado do Coro Acadêmico da Osesp com interpretações de canções como “Carinhoso”, de Pixinguinha, e “Yara”, de Anacleto de Medeiros.

A secretária estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, destacou a importância da oferta de acesso às apresentações sem cobrança de ingressos. “Nosso foco é oferecer ao público a melhor programação possível de maneira totalmente gratuita, levando em consideração o impacto que a pandemia teve em todo o setor cultural e, sobretudo, no funcionamento das orquestras”, explicou. Em 2020, a crise do coronavírus impediu a realização do festival.

A edição 2023 do festival terá 60 concertos divididos entre três espaços em Campos do Jordão: o Auditório Claudio Santoro, com apresentações de sexta a domingo; o Parque Capivari, aos sábados e domingos; e a Capela São Pedro, localizada no Palácio Boa Vista, também aos sábados e domingos. Na capital, a Sala São Paulo terá apresentações distribuídas entre a Sala do Coro, de terça a quinta, com ênfase em performances artísticas, e a Sala de Concertos aos sábados e domingos.

A programação artística em Campos do Jordão tem como destaques os concertos da Osesp neste sábado e no dia 29, com a regente mexicana Alondra de la Parra e o violoncelista americano-brasileiro Gabriel Martins; a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regida por Fabio Mechetti, celebrando os 150 anos de nascimento de Rachmaninov, no dia 7; a Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a batuta de Neil Thomson, em programa com compositores brasileiros, no dia 15; o Coro da Osesp, com a maestra Sofi Jeannin cantando as Luzes do Ártico, no dia 22; e a Camerata Antiqua de Curitiba, com orquestra e coro interpretando o oratório Joshua, de Haendel, no dia 28.

A Sala São Paulo também terá concertos de destaque aos fins de semana, como os da Orquestra do Festival, nos dias 9 e 29; das Filarmônicas de Minas Gerais, no dia 8, e de Goiás, no dia 16; e da Camerata Antiqua de Curitiba, no dia 29.

O festival também vai reunir uma variedade de grupos paulistas, incluindo a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra do Theatro São Pedro, a Osusp, a Sinfônica de Campinas e a GRU Sinfônica.

A programação completa desta edição do Festival de Inverno pode ser acessada no site oficial https://www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao/.

Módulo pedagógico
No módulo pedagógico, o evento vai reunir 135 alunos e 42 professores. Os bolsistas terão duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara com os grupos britânicos Brodsky Quartet, que tocará a integral dos 15 Quartetos de Cordas de Shostakovich com os estudantes, e o quinteto de sopros London Winds, que permanece por uma semana participando de atividades educativas e artísticas.

Os bolsistas também vão atuar em um programa que inclui a estreia brasileira do Ballet Mécanique, de George Antheil, e Les Noces, de Stravinsky, com participação do Coral Paulistano e de quatro pianos, liderados pelo brasileiro radicado na Alemanha Paulo Álvares. Já os alunos de regência farão um concerto no Parque Capivari à frente da GRU Sinfônica.

Premiação
O evento também promove a entrega do tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, que homenageia o maestro criador do Festival de Campos do Jordão e é oferecido ao músico-bolsista de maior destaque de cada edição. O vencedor receberá bolsa mensal de US$ 1,4 mil e traslado para estudar por até nove meses na instituição estrangeira que escolher. Já a Fundação Osesp poderá premiar outros músicos que se destacarem ao longo do evento com bolsas na Academia de Música da Osesp.

serviço

53º Festival de Inverno de Campos do Jordão
Data: 1º a 30 de julho de 2023
Ingressos: Entrada gratuita, com retirada de ingressos no link https://festivalcamposdojordao.byinti.com/#/ticket/ com 5 dias de antecedência de cada apresentação, limitada a quatro bilhetes por pessoa. Haverá distribuição de ingressos remanescentes no dia das apresentações na bilheteria, uma hora antes do início, conforme lotação do espaço.

Locais:

AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO – Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662-2334. 814 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, a partir de 2h30 antes do início da apresentação.

PARQUE CAPIVARI – R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291, Capivari, Campos do Jordão, SP. 500 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 20h.

PALÁCIO BOA VISTA – CAPELA SÃO PEDRO APÓSTOLO
Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001, Jardim Dirce, Campos do Jordão, SP. 90 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

SALA SÃO PAULO – SALA DE CONCERTOS
Praça Júlio Prestes, 16, Térreo, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 1.484 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.

SALA SÃO PAULO – SALA DO CORO
Praça Júlio Prestes, 16, 2º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 150 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Site do festival: https://www.festivalcamposdojordao.org.br/ingressos/
YouTube: https://www.youtube.com/user/fcamposjordao
Instagram: https://www.instagram.com/festivalcamposdojordao
Facebook: https://www.facebook.com/festivalcamposdojordao
Twitter: https://twitter.com/festivalcampos

Botão Voltar ao topo