fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Troféu Brasil tem programa horário adaptado ao clima de Cuiabá

A tradicional competição será disputada pela primeira vez no Centro-Oeste do País, de 6 a 9 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso; o objetivo, ao fugir do calor, é ajudar os atletas a conseguirem boas marcas por pódios e para ir ao Mundial e a Olimpíada

(Foto: Divulgação/CBAt)

A cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, vai receber pela primeira vez na história o Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo.

Considerado o principal evento entre equipes da América Latina, o campeonato será disputado no período de 6 a 9 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, inaugurado em 2020.

O local já foi sede do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23 de 2022. Nesta edição do Troféu Brasil, além da disputa entre clubes, há um atrativo extra: os atletas estarão brigando por índices para o Mundial e os Jogos Olímpicos.

Em função do calor esperado na época da competição, as provas começarão mais cedo e terminarão mais tarde, do que o habitual, num programa horário adaptado, facilitando a obtenção de boas marcas e índices para o Mundial de Budapeste, na Hungria, que será disputado de 19 a 27 de agosto, e para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 – o prazo para a qualificação olímpica nas provas de pista e campo começa dia 1 de julho de 2023.

“O programa horário foi muito discutido desde o início do ano até ser aprovado pelo Conselho Técnico e Conselho de Administração da CBAt”, lembrou Martinho Nobre dos Santos, Assessor de Grandes Eventos e que será o diretor da competição em Cuiabá. “A questão do clima foi levada em conta sim. Inicialmente terminaria mais tarde, mas o Conselho Técnico antecipou o programa original em uma hora.”

As provas de marcha atlética de 20 km, no dia 6/7, e de 35 km, no dia 9/7, por exemplo, terão largadas a partir das 6 horas locais (7 horas de Brasília). Os 1.500 m, última prova do decatlo, no dia 7/7, terá a largada mais tarde: 20:20 em Cuiabá (21:20 em Brasília).

Para o presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso, Tomires Campos Lopes, a XLII edição do Troféu Brasil tem outra peculiaridade especial. “Será disputada pela primeira vez em Cuiabá e no Centro-Oeste. Saiu do eixo Rio-São Paulo, embora já tenha sido disputada em Manaus”, comentou. “O programa horário levou mesmo em conta o calor para facilitar os atletas de tentar boas marcas.”

Segundo Tomires, o clima em Cuiabá é muito estável – calor constante – por estar situada em uma zona de vegetação tipicamente de Cerrado.

Outra intenção da CBAt, nesta nova gestão, é estabelecer parcerias para levar o atletismo para todo o Brasil. Já foram realizadas este ano competições em Poços de Caldas-MG (Sul-Americano de Cross Country), Brasília-DF (Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha) e Cascavel-PR (Brasileiro Sub-20) e outras estão programadas para Aracaju-SE (Brasileiro Sub-18) e Recife-PE (Brasileiro Sub-16).

As inscrições dos atletas, por meio dos clubes, foram abertas nesta segunda-feira (12/6) e seguem até o dia 23 de junho pelo Sistema de Extranet da CBAt.

Na pista do Centro Oficial de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, Renan Galina (AA Maringá-PR) ganhou a cena na sexta e última etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-23, no dia 18 de setembro de 2022, ao vencer os 200 m em 20.12 (0.8 m/s), índice da World Athletics para o Mundial de Budapeste (adulto), em 2023, novo recorde brasileiro e sul-americano sub-20, recorde brasileiro sub-23.

No ano passado, no Rio de Janeiro, o Esporte Clube Pinheiros (SP) venceu o Troféu Brasil pela sétima vez, com 435 pontos, e também foi campeão no masculino (195,5) e feminino (239,5).

A Orcampi (SP) foi a segunda colocada na classificação geral (167 pontos) e também no masculino (85,5) e terceira no feminino (81,5).

A UCA, de Santa Catarina, foi a terceira na qualificação geral (166), a segunda no feminino (83) e a terceira no masculino (83). A edição teve a participação de 755 atletas, de 123 clubes, representando 22 Estados e o Distrito Federal.

Botão Voltar ao topo