publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escola do Pôr do Sol em São José é certificada no programa Educação 5.0

A certificação da escola como 5.0 é motivo de comemoração entre estudantes, professores e equipe gestoras, como no evento desta quarta (7) na Emefi Profª Maria Ofélia. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Na tarde de quarta-feira (7), a Emefi Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, no Jardim Pôr do Sol, na região oeste de São José dos Campos, tornou-se a 12ª escola certificada pelo programa Educação 5.0 da Prefeitura.

A comunidade escolar celebrou o momento, com apresentação artística de alunos reunindo professores, equipe gestora e demais profissionais da Educação municipal, para conhecerem as novidades da unidade.

Entre elas, estão espaços inovadores, novas salas e laboratórios, ferramentas tecnológicas e projetos que visam desenvolver habilidades e competências socioemocionais dos estudantes preparando-os melhor para o futuro.

Mais de 500 alunos são atendidos na escola, do 1º ao 9º ano. Entre eles, Eduardo Alves de Sousa Lisboa, 7 anos, do 2º ano, e Manuela Ferreira Paparele, 10 anos, do 5º ano, que estavam animados com tanta novidade.

“Estou animado, gosto de ler e adorei a Sala de Leitura e a sala de robótica. A gente usa a Plei (Plataforma de Educação Integral), aprende brincando e eu tenho pontos. Espero ganhar [a competição]. Estudar aqui é muito bom e divertido”, afirmou Eduardo.

“Nossa escola mudou. Estão muito melhores as salas, a Sala de Leitura e os laboratórios. Eu gosto do laboratório de Ciências, que é novo e é da minha matéria preferida”, disse Manuela.

Novas possibilidades

Giovanni Alves é professor de História na escola desde 2016 e vê as transformações digitais e investimentos na unidade como “novas possibilidades de aprendizado”.

“A tecnologia não é apenas para matemática ou ciências, mas para todas as disciplinas e também para contribuir com os alunos, que podem ser protagonistas em experimentos e projetos interdisciplinares. Os investimentos, desde os projetos e Chromebooks nas salas de aula até os espaços novos, pensados nas propostas atuais, fazem toda a diferença e ressignifica a escola”.

Transformação digital

Lançado em 2021, o programa Educação 5.0 visa consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal e prevê um novo modelo educacional, em que a escola passa a dispor de ferramentas tecnológicas para aprimorar o ensino, além de ambientes mais dinâmicos, colaborativos e de interação.

O programa já foi implantado em outras 11 unidades da rede municipal de ensino: Emefi Alda de Souza Araújo (Jardim Mesquita), Emefi Luiza Guratti (Setville), Emefi Maria Antonieta Payar (Residencial Pinheirinho dos Palmares), Emefi Emmanuel dos Santos (Residencial Frei Galvão), Emefi Palmyra Sant’Anna (Vila Industrial), Emefi Terezinha Araújo (Jardim Santa Hermínia), Emefi Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial), Emefi Martha Abib Castanho (Jardim Satélite), Emefi Profª Therezinha do Menino Jesus do Nascimento (Dom Pedro I), Emefi Profº Álvaro Gonçalves (Campo dos Alemães) e Emefi Profª Vera Babo de Oliveira (Altos de Santana).

Assessoria de Imprensa

Botão Voltar ao topo