fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Idosos discutem melhorias no transporte público em São José

Sugestões incluem embarque seguro nos ônibus e mais atenção dos motoristas nas faixas de pedestre. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Um grupo de 20 pessoas e representantes das três empresas de ônibus da cidade participaram nesta quarta-feira (31), no Centro da Juventude, de um encontro sobre os direitos dos idosos no transporte público. O bate-papo descontraído marcou o encerramento das atividades do Maio Amarelo em São José dos Campos.

A atividade integrada, promovida pela Prefeitura, é resultado de uma série de atividades educativas realizadas com cerca de 250 idosos nas cinco Casas do Idoso durante o mês. Nos encontros, foram realizadas ações sobre travessia segura, além de um levantamento a respeito dos principais desafios no trânsito.

O encontro permitiu que os idosos apresentassem as demandas em relação ao transporte público. Na lista de reivindicações, eles pediram que sejam tratados com mais empatia por parte dos motoristas de ônibus.

Para o embarque nos ônibus, eles pediram paradas mais próximas às guias, uso do elevador para quem tem mobilidade reduzida e paciência aos motoristas para aguardar os idosos se sentarem antes da partida e evitar frenagens bruscas e alta velocidade. Também solicitaram a instalação de álcool em gel nos veículos.

O grupo solicitou a ampliação de horários em algumas linhas do sistema para participação em eventos aos finais de semana. Entre outras melhorias, também houve demandas referentes à segurança no trânsito, travessia segura, faixa de pedestre e atividades educativas com agentes da mobilidade.

Uma nova agenda de ações foi programada com o objetivo de assegurar mais conforto aos idosos. Entre elas, estão previstas atividades e campanhas com motoristas na garagem de uma das empresas, além de uma visita ao CSI (Centro de Segurança e Inteligência).

Jovens

As ações do Maio Amarelo também envolveram alunos do ensino médio da rede estadual, com palestra sobre prevenção de acidentes e traumas relacionados ao uso do álcool na juventude.

Para chamar a atenção dos jovens, uma garrafa gigante, de quase quatro metros de altura, ao lado de um carro batido ilustrou as consequências de um acidente que pode ser causado por motoristas alcoolizados. A ação será realizada pela equipe de educação para o trânsito em nove escolas estaduais.

Botão Voltar ao topo