fbpx

Plataforma digital de Educação chega às escolas em São José

A Emefi Edewaldo Freitas Gaia Sant’anna, no Jardim América, e as outras 16 escolas em processo de municipalização oferecem acesso à Plei para os alunos aprenderem e se divertirem. (
Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Mais de 8.000 estudantes das 17 escolas municipalizadas pela Prefeitura de São José dos Campos têm acesso à Plei (Plataforma de Educação Integral), ferramenta educativa gamificada com jogos e desafios de português, matemática, ciências, inglês, história e geografia.

Desde o início deste mês, a rotina diária de descobertas na escola está ainda mais divertida com a plataforma, que é um complemento para todo o trabalho realizado nas escolas municipais de Ensino Fundamental.

Os alunos dos anos iniciais (1º ao 5º) das escolas em processo de municipalização aprovam a novidade. Na Emefi Edewaldo Freitas Gaia Sant’anna, que fica no Jardim América, o uso da Plei acontece ao ar livre, com os chromebooks e disputas saudáveis.

Aprendizado divertido

“Estou achando legal as mudanças da escola. Hoje estamos do lado de fora da sala para jogar na plataforma. Na Plei a gente consegue estudar, jogar, fazer desafios e somar pontos. Eu gosto mais de Matemática”, conta Enzo Vinicius Rodrigues Neves, 10 anos, do 4º ano.

As gêmeas Isabelle Sampaio da Cunha e Maria Eduarda Sampaio da Cunha, de 9 anos, também no 4º ano, concordam e compartilham muitas coisas e momentos desde o início da vida. Para elas, a escola é o lugar perfeito para brincar, estudar e aprender.

“Estudamos na mesma sala e a gente gosta. Com a Plei, a gente aprende mais e mais rápido”, afirma Isabelle.

“Nossa matéria preferida é Matemática, não é difícil mexer na Plei não, é divertido”, completa Maria Eduarda.

Segundo a orientadora pedagógica, Andreia Quirino, a tecnologia contribui na rotina escolar, otimizando o tempo, oferecendo novas propostas de atividades, como a Sala de Aula Invertida, tarefas e avaliações, além de contabilizar dados e resultados.

“O uso e retorno dos alunos e professores tem sido muito positivo, esse recurso é muito bom, pois aborda todas as habilidades e componentes previstos no nosso currículo e de forma gamificada. Os alunos estão amando a novidade”, diz.

Dá Plei

Mais de 47 mil estudantes, do 1º ao 9º ano das 67 escolas de ensino fundamental têm acesso à Plei.
A ferramenta faz parte do plano de gestão do governo municipal e é uma das ações para a implantação da Educação Integral no município que, segundo a Lei 10.375/2021, prevê também atividades no contraturno no modelo não presencial.

A plataforma permite a implantação do ensino híbrido, de forma adaptável para reconhecer as necessidades de cada aluno, com questões de Português, Matemática, Ciências, Inglês, História e Geografia.
A aprendizagem fica cada vez mais divertida e customizada, com uso de inteligência artificial e gamificação.

Botão Voltar ao topo