fbpx

Defesa Civil ultrapassa marca de 150 voluntários em São José

Novos voluntários participam de treinamento da Defesa Civil. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Defesa Civil de São José dos Campos ganhou mais 13 novos voluntários para auxiliar os seus agentes nas ocorrências de inundações, queimadas e calamidades ao longo do ano. O órgão mantido pela Prefeitura chega a 153 voluntários cadastrados.

Todos os voluntários se inscreveram pelo Programa Cidadão Solidário da Defesa Civil, que visa cadastrar as pessoas interessadas e formar turmas para os treinamentos.

São pessoas como Juan Richard, de 25 anos, que trabalha como rádio operador no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em São José dos Campos.

Ele e os demais novos voluntários participaram em março de uma integração da Defesa Civil, que apresentou os riscos decorrentes do período de chuvas intensas (Operação Verão) com orientações preventivas e de resposta em situações de emergência, para que possam auxiliar as pessoas nas comunidades onde vivem.

“Primeiramente, quero poder ajudar as pessoas e adquirir novas experiências na vida. Tenho conhecimento em primeiros socorros e me sinto capacitado para contribuir”, disse Richard.

Atuação dos voluntários

Diariamente, três voluntários são chamados para permanecer na base da Defesa Civil e acompanhar os funcionários no atendimento às ocorrências, inclusive aos sábados e domingos.

De acordo com a lei federal 9.608 de 1998, o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza previdenciária. O serviço voluntário será exercido mediante assinatura de termo de adesão com o objetivo e as condições do seu exercício.

Cadastro

Qualquer pessoa pode auxiliar voluntariamente o trabalho da Defesa Civil. Para se tornar um voluntário é preciso se inscrever no formulário eletrônico e aguardar a convocação para os treinamentos.

Para isso basta atender aos critérios básicos:
– ter no mínimo 18 anos completos
– participar dos treinamentos da Defesa Civil

Botão Voltar ao topo