fbpx

Tele Assessoria reduz tempo de espera por especialista no HM de São José

Neurologista do Hospital Municipal analisa caso de paciente da rede básica no Hospital Municipal. (Foto: Divulggação/PMSJC)

A adoção da Tele Assessoria pelo Hospital Municipal para agilizar o atendimento a pacientes da rede pública de Saúde tem reduzido a necessidade de encaminhamento de consultas para especialistas.

A ferramenta está sendo usada na área de Neurologia e permite que médicos da rede básica tenham uma consultoria online com especialistas para tirar dúvidas e definir diagnósticos.

Em um ano e meio de uso da Tele Assessoria, o número de encaminhamentos para especialistas caiu 88%, passando de cerca de 11 mil para 1.400, gerando mais fluidez no sistema de consultas.

Essa redução foi possível porque em muitos casos os pacientes já recebem o tratamento completo nas consultas com o clínico geral, orientado pelo especialista. A Tele Assessoria é feita sem a presença do paciente e a resposta do especialista é dada em no máximo 72 horas.

Quando se trata de um problema que precise de maior detalhamento, o paciente é encaminhado para a consulta presencial com o especialista, feita no Hospital Municipal.

“É uma ferramenta boa para o paciente e para o médico. Além de evitar que o paciente fique migrando na rede à espera de consulta com especialista em casos sem necessidade, ela permite que o clínico da rede consiga cuidar do paciente na sua totalidade e em menos tempo”, afirmou o médico Carlos Alberto Maganha, diretor técnico do Hospital Municipal.

Agora, a Tele Assessoria está sendo ampliada para a Neuropediatria do HM. O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

Botão Voltar ao topo