fbpx

Comércio na RMVale deve ampliar horário para o Dia das Mães

Vendas na região devem crescer 4% este ano, com relação a 2023

Vendas na região devem crescer 4% este ano, com relação a 2023. (Foto: Divulgação)

A semana deve ser movimentada no comércio da região. A procura pelos presentes para o Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo, 12, vai levar muitos consumidores às ruas e aos centros de compras. Com isso, as lojas devem ampliar o horário de funcionamento. De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região), os lojistas poderão estender a abertura dos estabelecimentos na sexta e no sábado até às 23 horas.

“É natural a movimentação de consumidores aumentar durante a semana que antecede a comemoração. Ainda temos o quinto dia útil, onde muitos trabalhadores recebem seu salário, virada de cartão de crédito, ou seja, temos tudo para ter lojas cheias de diversos setores do varejo nesses próximos dias”, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.

O Dia das Mães é a data comemorativa mais importante deste primeiro semestre e costuma movimentar diversos setores do varejo, com destaque para lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; perfumarias e supermercados.

A expectativa do Sincovat é que as vendas cresçam 4% este ano, em relação ao mesmo período do ano passado. “Esse crescimento pode parecer tímido, mas é importante destacar que ele se dará sobre uma base forte de comparação, já que o varejo da região vem crescendo ininterruptamente e batendo recordes de faturamento”,

Se as estimativas se confirmarem, o faturamento atingirá R$ 5,1 bilhões e será o maior para um mês de maio desde o início da série histórica em 2008.

Entre os fatores que impulsionarão as vendas, destaca-se novamente a queda na taxa de desemprego e o mercado de trabalho formal aquecido, aumentando o contingente de pessoas com capacidade de consumir. “O Dia das Mães tem um apelo emocional grande e, dificilmente, um filho deixa de presenteá-la. E com mais pessoas com capacidade de gastar, maior deverá ser tíquete médio”, explica Dan. Para a região, o Sincovat espera um tíquete médio de R$ 165,00.

* Com informações do Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região

Botão Voltar ao topo