fbpx

HM São José tem atendimento 24 horas para vítima de mordida de animal

Técnica de enfermagem separa soro contra picada de escorpião, só disponível no HM. ( Foto: Divulgação/PMSJC)

Quais são as providências que as pessoas precisam tomar no caso de serem picadas ou mordidas por animais peçonhentos, silvestres ou domésticos? Em quanto tempo elas devem procurar atendimento e onde?

O Hospital Municipal, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), tem as respostas para essas perguntas.

Em alguns casos de picada de animal peçonhento, por exemplo, dependendo da gravidade, o soro necessário só é encontrado no HM.

O hospital mantém atendimento específico 24 horas para todo tipo de acidente com cobras, aranhas, escorpiões, morcegos, cães, gatos, entre outros.

Se a picada for em criança, principalmente de escorpião, é preciso que ela seja levada ao hospital o mais rápido possível, em um tempo máximo de 30 minutos.

No ano passado, o Ponto Estratégico de Soro Antiveneno do HM atendeu 296 casos –entre eles 148 de escorpião, 83 de aranha e 22 de cobra.

Acidentes com cães, gatos e morcegos, após a avaliação de um profissional de saúde, as vacinas (antirrábica e antitetânica) podem ser tomadas também em uma UBS Resolve.

“Conforme a gravidade, o paciente é encaminhado ao Hospital Municipal para administração do soro antirrábico”, afirmou a enfermeira Clarice Aparecida Detomi Santana, coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HM.

Em caso de dúvidas, o Núcleo Hospitalar de Vigilância pode ser acionado pelo telefone 3901-3512 (24 horas).

Botão Voltar ao topo