fbpx

São Luiz do Paraitinga dá início aos festejos carnavalescos de 2023

Festival de Marchinhas, shows e exposição são alguns dos atrativos

Exposição de Bonecões. (Foto: Divulgação)

Quem for a São Luiz do Paraitinga durante o carnaval irá se surpreender com a “Mostra Bloco a Bloco”, em cartaz até o dia 21 de fevereiro na área externa da Biblioteca Municipal. A mostra reúne cinco eixos artísticos com bonecões, mini-documentários e materiais cenográficos sobre a tradição do maior carnaval de rua do Vale do Paraíba. O projeto é organizado pela ABLOC – Associação de Blocos Carnavalescos de São Luiz do Paraitinga e tem entrada franca para todos os públicos.

Para reunião e montagem deste grande acervo, o trabalho de curadoria de Luciana Machado propõe que o visitante faça um circuito passando por cinco eixos temáticos; o Eixo cenográfico apresenta 80 grandes painéis de chita e cetim, fitas, e os tradicionais adereços do carnaval de marchinhas (megafones, janelas coloniais, tiaras, entre outros) compõem a cenografia carnavalesca; o Eixo fotográfico retrata em 24 painéis fotográficos de voal (tecido) a estética do carnaval luizense.

Registro dos blocos oficiais e foliões anônimos, que invadem em múltiplos cortejos a cidade, tendo como pano de fundo o conjunto histórico e paisagístico de São Luiz do Paraitinga, tombado pelo IPHAN em 2012, devido a sua importância cultural; o Eixo audiovisual reúne 24 minidocs apresentando bloco a bloco, o rico manancial da cultura popular da cidade; o Eixo plasticidade apresenta 40 impactantes bonecões dos blocos. Entre eles personagens e homenageados como, Elpídio dos Santos, o caipira Mazzaropi, Juca Teles, Maricota, os protagonistas das lendas locais, representados pela turma do Enkuka a Kuka entre outros e por fim o Eixo hipermídia, com 48 placas de QR Code dispostos por todo o espaço expositivo, os visitantes poderão acessar musicas e textos pelo celular sobre o universo da exposição.

A Mostra Bloco a Bloco tem incentivo do Proac – Programa de Ação Cultural e conta com monitoria para visitas guiadas. A exposição é gratuita, aberta a todos os públicos e contará com monitores capacitados para realizar a mediação cultural entre o público e o acervo apresentado.

Mediação e Salvaguarda: No dia 4 de fevereiro às 11h, o público também poderá participar de um encontro com reconhecidos mestres bonequeiros do Vale do Paraíba. Serão apresentadas técnicas, materiais e um importante bate-papo sobre o processo de criação e confecção dos tradicionais bonecões de rua. O encontro será presencialmente e aberto ao público. Também será transmitido em tempo real pelas redes sociais da Secretaria de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga, ABLOC.

Festival de Marchinhas. (Foto: Divulgação)

Festival de Marchinhas: Ainda neste sábado, 4 de fevereiro, às 21h30 na Praça Dr. Oswaldo Cruz, acontece a grande final do 38º. Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga. Serão apresentadas 10 marchinhas finalistas, com apresentação aberta ao público. As letras o público poderá conhecer no facebook da Secretaria de Turismo e Cultura de SLP. A partir de sua 38º. Edição, o festival passa a denominar-se oficialmente: Festival Nhô Frade de Marchinhas, em homenagem ao músico luizense Álvaro José Frade.

Programação

04 de fevereiro (sábado)
11h – Encontro de bonequeiros
Local: Biblioteca Municipal (pátio externo)

16h – Bloco Águas da Sacada
Local de saída: Rua 31 de Março (Calçadão)

18h – Cortejo com os Bonecos Gigantes do Carnaval
Local de saída: Biblioteca Municipal (pátio externo)

19h – Show com a Banda Quar’ de Mata
21h30 – Final do Festival de Marchinhas
23h – Show com a Banda Estrambelhados
Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz

Associação dos Blocos de São Luiz do Paraitinga: Fundada em 2010, com o objetivo principal de salvaguardar e promover a cultura carnavalesca luizense. Desde 2012 atua como responsável pelos cortejos de todos os blocos oficiais do Carnaval de São Luiz, visando a promoção e salvaguarda da cultura imaterial luizense e do seu inconfundível Carnaval de Marchinhas (bloco, músicas, bandas, bonecões, fantasias e adereços), com protagonismo da população nos processos decisórios do Carnaval, além de parcerias com o poder público e a iniciativa privada que garantam o acesso gratuito aos projetos realizados.

SERVIÇO:
Mostra Bloco a Bloco – até o dia 21 de fevereiro
De Segunda a Quinta-feira – 10h às 17h/ Sexta-feira a domingo – 10h às 18h
Biblioteca Municipal de São Luiz do Paraitinga (espaço externo)
Rua Cônego Costa Bueno, Centro, ao lado da igreja Matriz.
Realização ABLOC e Governo do Estado de São Paulo
https://www.facebook.com/turismoeculturaslp
Curadoria: Luciana Machado – (12) 99665-8714 – 98130-1321 (WhatsApp)

Botão Voltar ao topo