fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Treinamento em São José orienta funcionários sobre compostagem

Treinamento foi realizado no Centro de Convivência do Paço Municipal. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, na manhã do último sábado (28), treinamento sobre compostagem para os funcionários da empresa MilClean, que presta serviços de limpeza no Paço Municipal.

O curso foi realizado no Centro de Convivência do Paço e reuniu 30 funcionários.

O principal objetivo do curso é treinar os funcionários da empresa para compostagem e coleta seletiva realizada no Paço Municipal em três frações distintas: recicláveis, orgânicos compostáveis e rejeitos.

O curso também busca orientar o grupo de funcionários terceirizados sobre seu papel no gerenciamento adequado de resíduos sólidos no Paço Municipal, além de sensibilizá-lo sobre a importância da compostagem e reciclagem para a redução de resíduos encaminhados ao Aterro Sanitário Municipal.

O que é compostagem?

A compostagem é um processo biológico de decomposição aeróbica (que ocorre na presença de oxigênio) e reciclagem de matéria orgânica, como sobras de comidas, cascas de frutas e legumes, borra de café e chá, que resulta em um composto orgânico rico em nutrientes para o solo e as plantas. Diferente do pensamento comum, resíduos orgânicos, desde que corretamente segregados, podem ser reciclados através da compostagem.

O Paço Municipal possui um espaço para suas próprias composteiras, que ficam ao lado do Centro de Convivência. A matéria orgânica é depositada pelos servidores em potes de vidro disponibilizados nos diversos departamentos do prédio, que periodicamente são recolhidos para e enviados à composteira.

Um dos objetivos da utilização deste espaço é a contínua educação ambiental, trazendo uma cultura de sustentabilidade.

A ação ainda busca demonstrar que cada local de trabalho pode contribuir com o bem-estar ambiental. Evitando o envio desse material ao aterro, a atitude dos servidores e demais profissionais devolve à natureza um adubo orgânico de alta qualidade, que pode ser utilizado, por exemplo, na manutenção do paisagismo.

Botão Voltar ao topo