fbpx

Consórcio Regional de Saúde inaugura nova sede em São José

Consavap, responsável pelo Samu na região, ganha nova sede administrativa em São José. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

O Consavap (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Vale do Paraíba), responsável pelo Samu (Serviços de Atendimento Móvel de Urgência) em 8 municípios da região, inaugurou nesta terça-feira (20) a nova sede administrativa, no CPI1 (Comando de Policiamento do Interior), da Polícia Militar, em São José dos Campos.

O espaço unifica a gestão e a operação do serviço, possibilitando melhores condições técnicas e de uso de ferramentas de inteligência em benefício da população.

Desde 2017, a central de regulação do Samu, que atende pelo número 192, opera integrada ao Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) e Cobom (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros). São José foi a primeira cidade do Estado a ter esse sistema unificado de atendimento dos serviços.

Balanço

De janeiro a novembro, o Samu recebeu 153.382 chamadas telefônicas nas oito cidades da região. O serviço realizou 45.472 atendimentos com unidades de suporte básico e outros 3.862 com ambulância de apoio avançado.

Exclusivo em São José, o projeto das motolâncias –motocicletas usadas principalmente nos primeiros socorros em casos de acidentes ou emergências– realizou 297 atendimentos de agosto a novembro.

Estrutura

A central de regulação de urgências do Samu é uma estrutura física equipada com recursos tecnológicos e constituída por aproximadamente 300 profissionais médicos, técnicos auxiliares e radioperadores capacitados para receber os chamados telefônicos que demandam orientação ou atendimento de urgência e emergência em São José dos Campos, Jacareí, Monteiro Lobato, Igaratá, Santa Branca, Caçapava, Jambeiro e Paraibuna. O serviço dispõe de 20 viaturas, distribuídas em 17 bases descentralizadas.

Atendimento unificado

Samu – 192
Bombeiros – 193
Polícia Militar – 190

Botão Voltar ao topo