fbpx

Crianças de São José publicam livro sobre folclore

Projeto incentiva o hábito da leitura entre os pequenos do Pré 2 com criação de livro e dia de autógrafos. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

“Folclore é um ensinando o outro. É o conhecimento que passa da avó para a mãe e para o filho.” A explicação da pequena Giovana Lara de Oliveira Santos, do Pré 2 da Emei Profª Zeli Toledo Dias, no Jardim Uirá, resume a experiência das crianças com a publicação do livro ‘Nosso livro do folclore’.

Cerca de 120 crianças de turmas do Pré participaram do projeto ‘Crianças autoras’ na escola durante o ano e, na última semana, tiveram um momento especial de escritor, autografando os exemplares em clima de festa e com a presença das famílias. O evento contou com a presença das escritoras Val Saab e Lili Oliveira, pertencentes à Academia Joseense de Letras.

O projeto Crianças Autoras surgiu como uma proposta do Projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, da rede de ensino municipal. O livro “Nosso Livro sobre Folclore” possui textos, ilustrações e diversas listas com as manifestações folclóricas como Saci Pererê, Bumba Meu Boi, Iara, Curupira e Vitória Régia, entre outras.

“A gente achou poucos livros sobre Folclore, por isso pensamos em fazer o nosso próprio livro”, conta Giovana Lara de Oliveira Santos, do Pré 2.

“A Manuella gostou muito de produzir o livro. Ela está aprendendo a identificar as palavras. Até em casa ela fazia livrinhos de papel, pegava papéis, desenhava e escrevia e na escola sempre teve apoio”, conta Fabiana Mendes Gonçalves, mãe da Manuella Mendes Coutinho, 6 anos, do Pré 2.

“As crianças são capazes de escrever a própria história e deixam um legado, uma marca deles, deste ano, para os próximos que passarão por aqui!”, destaca Carmen Lucia Caetano Souza, professora da Sala de leitura.

Pedagogia dos sonhos

O Projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos estimula as crianças a sonharem e empreenderem os seus sonhos nas escolas infantis da rede de ensino municipal. A Educação empreendedora também faz parte do currículo escolar da rede municipal e é coordenada pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora).

Com o objetivo de estimular os alunos a pensarem novos caminhos por meio de ações inovadoras, concretas e transformadoras, a Prefeitura mantém desde 2017 programas de empreendedorismo para alunos com idades entre 4 e 15 anos, com o Empreende Startups Educacionais.

A Pedagogia Empreendedora dos Sonhos está presente no Empreende 2022.

Botão Voltar ao topo