fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Peregrinos andam mais de 800 quilômetros em rotas religiosas à Aparecida

7 percursos compõem as Rotas da Devoção e oferecem certificado ao término da caminhada até o Santuário Nacional. (Foto: Divulgação/Santuário Nacional)

Peregrinos, devotos de Nossa Senhora Aparecida, de diversas partes do país, fazem periodicamente sua caminhada a Aparecida (SP). De janeiro deste ano até o fechamento desta matéria, cerca de 15.830 fiéis, a pé ou de bicicleta, peregrinaram por uma das 7 Rotas da Devoção até o Santuário Nacional.

Sendo opções mais seguras para esta experiência de fé, em Rotas como o Caminho da Fé, partindo de São José do Rio Preto (SP), os peregrinos chegam a andar cerca de 867 km. Já no Caminho Religioso da Estrada Real, saindo de Caeté (MG), são 806 km percorridos.

Outros trajetos que compõem as Rotas da Devoção e suas respectivas quilometragens são: Caminho de Aparecida, 285, Caminho de Nossa Senhora, 495, Rota da Luz, 201, Caminho da Padroeira, 330, e Caminho da Graça, 400. Todos com início nos estados de São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro.

Os percursos, parceiros do Santuário de Aparecida, são cuidados por associações locais e prestam auxílio aos romeiros, com pontos de apoio e orientações. Ao chegar à Basílica, o devoto pode se dirigir ao CIT (Centro de Informações Turísticas), localizado no corredor de acesso ao CAR (Centro de Apoio ao Romeiro), para a emissão de um certificado de conclusão da peregrinação.

Para adquirir o certificado, não é necessário ter percorrido o trajeto desde seu ponto mais distante. Pelo caminho, existem ramais para início da caminhada. Cada Rota possui um número mínimo de carimbos, a serem recebidos no passaporte do peregrino, para a retirada do documento.

Botão Voltar ao topo