fbpx

São José estimula a adoção responsável de cães e gatos

O Luiz Donizete está feliz da vida com a Pandora, pitbull adotada no CCZ. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos tem sido exemplo para outras cidades quando o assunto é bem-estar animal.

Desde 2017, o setor, vinculado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), realiza uma série de ações que estimulam a adoção responsável de cães e gatos, assim como a proteção à saúde dos animais por meio de castrações e microchipagem gratuitos.

A adoção e vacinação antirrábica é mantida durante toda a semana, além de uma feira mensal. O tutor interessado em vacinar seu próprio pet ou adotar um cão ou gato pode comparecer ao CCZ de segunda a sexta, das 8h30 às 16h.

A Antônia, 44 anos, moradora do Campo dos Alemães, na região sul, está feliz da vida com a Molly Weasley, uma gatinha de 9 meses e que e foi adotada no CCZ.

“Estava pensando em adotar outro animalzinho e acabei passando aqui no CCZ. Eu falei: ‘não custa eu passar e ver’ e já no primeiro momento eu me apaixonei pela carinha dela”, contou.

E a nova integrante da família tem se adaptado muito bem à casa da Antônia. “Gosto muito de animais e a vida inteira tive gatos. Tenho outra gatinha em casa. Elas se dão bem”, comentou. “Sempre soube do trabalho que a Prefeitura oferece, que, por sinal, acho muito bacana”, completou.

Atualmente, o CCZ conta com cerca de 60 cães e 10 gatos para adoção. O Luiz Donizete, de 52 anos, já havia tido a experiência de adoção pelo CCZ há quatro anos e, há um mês, adotou pela segunda vez.

“Gosto de pitbulls e adotei uma aqui há cerca de quatro anos. Já estava velhinha quando adotei. Fiquei com ela todo esse tempo, até que acabou tendo um câncer e faleceu”, disse Donizete, que há cerca de um mês vem mudando pra melhor a vida da Pandora, outra pitbull de dois anos.

“Ela estava bem feroz quando vim adotar, mas no segundo dia comigo já ficou tranquila, foi fazendo amizade”, explicou o morador da Vila Industrial, na região leste, que elogia o programa da Prefeitura.

“É um ótimo programa de conscientização e, ao mesmo tempo, de dar uma família para os bichinhos, que precisam de cuidados e carinho”, concluiu Donizete.

Critérios

Para a adoção basta ter 18 anos ou mais, morar em São José dos Campos e apresentar um documento original com foto e CPF para a formalização do processo. Nos casos em que o procedimento é finalizado, a equipe responsável agenda uma visita na casa do interessado na semana seguinte para avaliar a adaptação do animal.

Para a vacinação antirrábica, é recomendado que os pets sejam conduzidos com coleira, guia e também estejam acompanhados por um adulto. É preciso que o proprietário leve também a caderneta de vacinação de seu cão ou gato.

O CCZ lembra que a raiva é fatal e, quando instalada no animal ou no ser humano, a chance de cura é raríssima. Por isso, a vacinação dos animais é muito importante.

Feira de Adoção

A Feira de Adoção de Cães e Gatos do CCZ é um evento com o intuito de buscar novos lares para os animais postos para adoção e normalmente acontece no último sábado de cada mês. O CCZ fica na Rua George Williams, 581, no Parque Industrial, região sul de São José.

Botão Voltar ao topo