fbpx

São José: Empreendedor ganha tempo com inscrição municipal automática

Após a criação do CNPJ, o documento é gerado em minutos pela Sala do Empreendedor. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Mais uma medida tomada pela Prefeitura passou a desburocratizar o registro de empresas em São José dos Campos, o que resulta na geração de mais postos de trabalho na cidade.

Desde o início deste mês, as inscrições municipais estão sendo realizadas de forma automática por meio do programa Sala do Empreendedor, diminuindo o tempo de espera e dando celeridade ao processo.

Ao finalizar a geração do CNPJ da empresa no site da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), o empreendedor obtém a inscrição municipal. Em alguns minutos já sai o documento que antes levava até uma semana para ser emitido, pois era preciso solicitá-lo numa segunda etapa.

Com a integração, ficou mais rápido solicitar inscrição, alteração ou baixa de empresa. Todo o processo é feito por um sistema integrador estadual, que busca todas as informações necessárias para obtenção da abertura do negócio, dispensando o preenchimento dos dados.

Microempreendedores individuais e empresas simples de inovação precisam somente preencher os dados de viabilidade de regularização. Assim que receber o parecer favorável na análise, estarão aptos a solicitar automaticamente a inscrição municipal.

Outra melhoria para os empreendedores foi a ampliação da validade do licenciamento de um para três anos. Adotada no mês passado, a prática segue o prazo estabelecido para documentos emitidos por outros órgãos, como a vistoria do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

Neste ano, foram abertas 9.557 empresas em São José até sexta-feira (15). Desse total, 5.030 registros (52,63%) são de microempreendedor individual (MEI), formalizando ainda mais a geração de emprego e renda no munícipio, e 4.527 se referem a outros tipos de negócio.

A Sala do Empreendedor é reconhecida como um exemplo de sucesso no cenário brasileiro. Por essa razão, vários gestores públicos procuraram conhecer o modelo joseense, entre eles representantes de São Carlos, Jacareí, São Sebastião e Lavras (MG).

Botão Voltar ao topo