fbpx

São José: em seis meses de operação, VLP transportou mais de 32 mil passageiros

VLPs transportaram mais de 32 mil passageiros em operação piloto. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Em seis meses de operação piloto, os VLPs (Veículo Leve sobre Pneus), 100% elétricos e não poluentes, transportaram 32.161 mil passageiros desde o início das viagens entre a região sul e o centro de São José, em janeiro deste ano.

No período, foram realizadas 1.293 viagens, e os VLPs percorreram mais de 23 mil quilômetros.

Em junho, o VLP bateu um novo recorde com 7.252 usuários transportados, reforçando a boa aceitação do novo modal do transporte público de São José dos Campos. No mês passado, foram 4.766 quilômetros rodados em 240 viagens.

Desde o início da operação, o VLP percorre um trajeto especial criado para o teste do modal e utiliza a estrutura dos pontos de ônibus já existentes.

As viagens são realizadas durante a semana, de segunda a sexta-feira, nos sentidos região Sul/Terminal Central e sentido contrário, em um percurso de cerca de 11 quilômetros por viagem, entre as 10h e 16h. Não há cobrança de passagem.

A fase experimental segue até a entrega da primeira etapa da Linha Verde, quando os modais serão integrados ao atual sistema de transporte público.

A operação piloto vem sendo monitorada por técnicos da Prefeitura. Os veículos são carregados na estação de carregamento do Terminal sul 1, no Campo dos Alemães, e trafegam em média 250 quilômetros com carga cheia. O carregamento completo de cada veículo dura cerca de três horas.

Trajeto
Nas viagens experimentais, os VLPs trafegam pelos principais corredores das regiões central e sul, como as avenidas São José e Madre Thereza, Adhemar de Barros e Heitor Villa-Lobos, pontos de integração como a Praça do Rotary, além das avenidas Florestan Fernandes (Anel Viário), João Batista de Souza Soares e Estrada Velha, cortando as ruas Bacabal e Candeias, passando pelo Condomínio Eldorado e com ponto final na Rua Manuel Vieira, em frente da faculdade Anhanguera. No total, São José adquiriu 12 veículos articulados 100% elétricos, que serão integrados ao transporte público.

Botão Voltar ao topo