fbpx

São José: 84 coreografias são selecionadas para o 32º Festidança

A 32ª edição do tradicional Festival de Dança acontecerá nos dias 16 a 26 de junho. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Eu danço, tu danças, eles dançam. Nos dias 16 a 26 de junho, São José dos Campos convida a população a conjugar o verbo dançar, no tempo presente, com a 32ª edição do Festidança, que traz “A Dança e Suas Faces” como tema.

O Festidança é considerado um dos mais expressivos festivais de dança do país, realizado pela Prefeitura por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Durante o festival, que é totalmente gratuito, a dança estará nas praças, parques, teatros e casas de cultura. Ao todo, 13 espaços culturais serão palcos de danças clássicas, urbanas, populares, étnicas, de salão, jazz session e até cinema, além de ações formativas, com workshops, residências, rodas de conversa e encontros.

Dançar é democrático, é para todos, independentemente da idade. Desde os primórdios da existência do ser humano se tem registro das danças. Na pré-história, as primeiras experimentações surgiram com o bater dos pés no chão e bater palmas. Pinturas rupestres, do período paleolítico, com figuras humanas fazendo movimentos foram interpretados como danças.

De lá pra cá, um passo aqui e outro acolá, a dança foi ganhando espaço, novos nomes, movimentos, estilos…mas nunca mais parou.

Dançar é natural. Nesta edição ainda mais moderna, o Festidança apresenta uma seleção de 84 coreografias para o Prelúdio da Dança (Mostra Infanto-juvenil, até 12 anos), Fest In Dança (Mostra de Processos Coreográficos, com linguagem contemporânea) e Mostra Paralelas de Dança, com caráter não competitivo.

Quem abre o festival é a Companhia de Dança de São José dos Campos, no dia 16, às 20 horas. O encerramento, com chave de ouro, será feito pela São Paulo Companhia de Dança, no dia 26, às 20 horas. Ambas as apresentações serão no Teatro Municipal. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

O 32º Festidança tem o patrocínio da Nip BR e os apoios da Poiesis Gestão Cultural, Parque Vicentina Aranha, Afac (Associação para o Fomento da Arte a da Cultura), Proac (Programa de Ação Cultural), Associação Pró-Dança (Organização Social de Cultura), OC (Oficinas Culturais), São Paulo Companhia de Dança e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Botão Voltar ao topo