fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Escolas de Educação Integral usam plataforma ‘gamificada’

Alunos destaques no acesso e uso da Plei são premiados nas escolas; ferramenta conta com materiais complementares para uso em casa e na escola. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Tendo a tecnologia como mais uma ferramenta transformadora na Educação, a rede de ensino municipal de São José dos Campos está mais conectada desde 2021, com os investimentos do programa Educação 5.0, como a Plei (Plataforma de Educação Integral).

As escolas com mais acesso e avanços nas propostas da plataforma, que usa gamificação e inteligência artificial, ganham reconhecimento e premiações numa competição saudável para incentivar os mais de 38 mil estudantes, do 1º ao 9º ano do Fundamental. Desde o final de maio, as escolas distribuem materiais complementares como o Diário de Bordo da Plei, com missões e desafios.

Educação Integral e família

Na região leste duas escolas se destacaram pelo desempenho dos estudantes no ranking da rede, na Emefi Ilga Pusplatais (Jardim Ismênia), dois irmãos aproveitam o tempo da escola e em família para brincar e aprender.

Geovanna Alves Marques, 8 anos, está no 2° ano e é irmã do Matheus Eduardo Alves Marques, de 9 anos, do 4° ano, e os dois foram destaques na Emefi Ilga Pusplatais.

“Eu acho muito legal a Plei porque dá para jogar e se divertir. No Diário de bordo vamos preencher com o que fizemos na plataforma, quero aprender mais sobre Língua Portuguesa”, diz Geovanna.

“Ganhei um certificado de 1º lugar da minha sala por dois meses seguidos e fiquei feliz. Eu uso a Plei na escola e em casa, alguns conteúdos são novos, podemos acessar antes de ter a aula”, destaca o sorridente Matheus.

Para a mãe da dupla, o uso da tecnologia pode ser benéfico quando acompanhado por responsáveis e pela escola. “Gostei muito dessa iniciativa porque nós precisávamos de jogos educativos para eles interagirem, se divertirem e aprenderem em um ambiente seguro. Meus filhos gostam de estudar, jogam juntos e ficam empolgados. Por dia podem escolher um tempo para ficar no celular e no computador e, na maioria das vezes, eles querem ficar só na Plei”, afirma Franci Helen Alves Marques, mãe dos estudantes.

“Na plataforma há o conteúdo que o professor trabalha em sala de uma forma diferenciada, podendo propor tarefas e avaliação. Os alunos se empolgaram com os materiais complementares e envolvem as famílias, que nos procuram para tirar dúvidas e partilhar experiências”, diz a professora Viviane Aparecida de Brito Soleo de Paula.

Protagonismo e aprendizagem

As turmas da Emefi Rosa Tomita, no Jardim São José 2, incentivam o uso da tecnologia de forma contagiante e com protagonismo.

“Usamos a Plei como reforço, tarefa para casa e para abordar novos temas. Alguns professores já nos contaram que foram trabalhar um tema em sala de aula e os alunos já tinham visto na plataforma. Estamos felizes porque o desempenho deles foi premiado duas vezes já neste ano”, diz a professora Alessandra Oliveira.

O grupo do 5º ano formado por: Miguel Berbert de Freitas, Geovana de Oliveira, Kathleen Lauane Sousa Santos, Matheus Souta e Brenda Ferreira, se reuniu na sala e elencou suas preferências sobre a plataforma: atividades diferenciadas, batalhas de jogos entre alunos e o diário de bordo.

“A Plei é maravilhosa, tem batalhas, narrativas e treinos. A gente chama o amigo para a batalha e ganha poderes para responder as perguntas difíceis, eu uso na escola e em casa. Aqui na escola eles ensinam todo tipo de assunto, se a gente não entende, os professores explicam até entender. Minha professora fala assim: pode perguntar mil vezes, só não pode sair com dúvidas ”, diz Ysabelle Trajano Grigório.

A iniciativa faz parte do plano de gestão do governo municipal e é uma das ações para a implantação da Educação Integral no município que, segundo a Lei 10.375/2021, prevê também atividades no contraturno no modelo não presencial. A Plei permite a implantação do ensino híbrido, de forma adaptável para reconhecer as necessidades de cada aluno, com questões de Português, Matemática, Ciências, Inglês, História e Geografia.

A aprendizagem fica cada vez mais divertida e customizada, com uso de inteligência artificial e gamificação.

Botão Voltar ao topo