fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Brasil conquista três medalhas no primeiro dia do Mundial de Rafting

Brasileiros garantiram ouro no H2H Master e no Sprint Open, além do segundo lugar na Sprint Master

Mundial de Rafting 2022
(Foto: Pedro Oliva)

E o Brasil continua brilhando no cenário internacional de rafting. Nesta sexta-feira, dia 27, na abertura das competições, a seleção brasileira garantiu mais um título ao vencer a Head to Head (H2H) no Master.

O segundo outro veio com o primeiro lugar na prova de Sprint Open, além de uma para nesta mesma prova, mas na categoria Master.

O rafting brasileiro é um dos melhores do mundo. Com oito títulos conquistados até esta edição (2007, 2009, 2010, 2011, 2013, 2016, 2017, 2019), a modalidade busca mais resultados positivos, ratificando sua condição de força mundial da modalidade. A equipe é composta por Lucas Paulino da Silva, o Coré, capitão, Paulo Righeto Scantimbugo, Fernando Willian Pedro e Paulo Gamble.

A competição, que está sendo realizada na cidade de Sarajevo, na Bósnia, continua neste sábado somente com provas de H2H, considerada a mais emocionante do esporte Os brasileiros participarão da categoria Open e ainda farão treinos livres para a prova de Slalom, marcada para domingo. A competição terminará no dia 1º de junho, quando acontecerão as provas de Descenso.

“Estamos muito contentes com os resultados deste primeiro dia. Afinal, conquistamos três medalhas e mais um título mundial. Agora é seguir focados pensando das próximas provas e tentar buscara mais resultados expressivos para o Brasil”, afirma o capitão do time, Lucas Paulino da Silva, o Coré.

Provas

No campeonato de rafting são disputadas quatro diferentes provas: Tiro de Velocidade, o Head a Head (cabeça a cabeça), o Slalom e o Descenso.

No Tiro de Velocidade, as equipes largam uma por vez em um trajeto pré-determinado de aproximadamente 400 metros. É uma prova contra o relógio e vence a equipe que percorrer o trajeto no menor tempo. Está prova também serve como classificatória para a prossiga prova as disputas emocionantes do Head a Head.

A Head a Head é disputada no mesmo trajeto do sprint, mas como o próprio nome já diz, Head a Head, ou cabeça a cabeça, as equipes largam de duas em duas seguindo a sequência da classificação da prova anterior. Então, duas a duas as equipes vão largando numa disputa emocionante e se classificando para a próxima bateria a equipe vencedora, considerada a prova mais emocionante as disputas vão das oitavas de final até a final consagrando a grande campeã,

No Slalom, as equipes largam uma por vez para percorrer o trajeto demarcado por balizas, sendo as portas verdes tendo que ser feitas a favor da corrente e as vermelhas sendo passada contra a corrente se a equipe tocar nas artes da baliza ou se perderem uma das portas são automaticamente penalizadas sendo então o objetivo desta prova além de percorrer em um menor tempo é de ser impecável neste trajeto altamente técnico.

A quarta prova e que encerra a competição é o Descenso. Ela é disputada em um trajeto longo e em local diferente, sendo uma prova de resistência num percurso de aproximadamente 10 km. As equipes largam em grupos nesta que é conhecida como a “maratona dos botes” e vence quem completar a prova no menor tempo.

Programação

25/05 Treinos Livre

26/05 Treino Oficial (Duas equipes)

27/05 Provas de Sprint Open e Head to Head Master (somente master)

28/05 Head to Head Open (Treinos de Slalom)

29/05 Provas de Slalom Para Todos

30/05 Deslocamento

31/05 Treinos Oficiais Descenso

01/05 Prova de Descenso / Cerimônia de encerramento

02/05 Deslocamento

03/05 Day Off organização material de mídia

04/05 Retorno para Brasil

Botão Voltar ao topo