fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José renova certificação no Mapa do Turismo Brasileiro

Cidade faz parte do rol de cidades com vocação turística. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

São José dos Campos obteve a renovação da certificação como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento.

A certificação é concedida pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, que incentiva a criação de regiões turísticas para fomentar o setor no Brasil.

Nesse sentido, cidades do Vale do Paraíba incluídas no mapa criaram recentemente o Fórum Permanente de Turismo da Mantiqueira Paulista.

O Mapa do Turismo reúne cidades com real vocação turística ou impactadas pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos federais da área para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios são classificados de A a E. São José obteve a classificação B. Essa categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de empregos e estabelecimentos de hospedagem, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos em uma portaria do Ministério do Turismo. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo.

Botão Voltar ao topo