fbpx

Fundo Social de Solidariedade de Pinda lança curso gratuito de Libras

Lançamento oficial ocorre nesta terça-feira (19); inscrições devem ser feitas na sede do Fundo Social

Inscrições serão realizadas na sede do Fundo Social, no centro de Pindamonhangaba. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

O Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba lançou, nesta terça-feira (19), o curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa é gratuita e acontece através do programa Reinvente.

As inscrições para o novo curso de libras serão abertas neste dia 20 de abril, na sede do Fundo Social de Solidariedade, que fica na rua Deputado Claro César, 53, no centro da cidade. Caso as vagas não tenham sido preenchidas totalmente, depois do feriado as inscrições serão abertas novamente, de 25 a 29 de abril, na sede do Fundo Social, e as aulas terão início no dia 2 de maio.

Para realizar a inscrição, o interessado deve ter no mínimo 16 anos e levar seus documentos pessoais, no horário das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. A carga horária do curso é de 120 horas.

A Língua é um conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre ele e outras pessoas, sejam surdas e ouvintes.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade lembrou que há muito tempo vem trabalhando para o lançamento deste curso. “É uma ação inédita e lembro que foi um pedido do ex-vereador, Professor Osvaldo, que muito insistiu pela implantação. Estamos começando com o curso básico, pretendemos estender a carga horária futuramente e também levar para o período noturno, beneficiando quem trabalha durante o dia”.

A professora responsável pelo curso de Libras, Simone Vecchio, agradeceu a oportunidade e deu mais informações sobre o curso. “Será um curso básico e introdutório, quando ensinaremos as letras, sinais iniciais, cumprimentos e gestos recebendo suporte para conversar de forma tranquila com um surdo”, explicou a instrutora.

Lançamento foi realizado de forma virtual. (Foto: Divulgação)

Para o prefeito Dr. Isael Domingues o anúncio é um grande avanço para a cidade oportunizando de forma gratuita a linguagem dos sinais. “Mais de 12 mil pessoas participaram do projeto Reinvente ao longo do último ano e tiveram a oportunidade de receber novos conhecimentos e agora mais um avanço com a transmissão de ensinamento para as pessoas comunicarem com a comunidade surda”, destacou Isael.

Botão Voltar ao topo