fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Workshop regional em São José conscientiza sobre a surdez

Atividade de sensibilização com interação da plateia com os surdos foi um dos destaques do workshop – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Inclusão se faz todos os dias, na prática e com respeito à diversidade, amor ao próximo e carinho.

A Prefeitura de São José dos Campos avançou nas conquistas para as pessoas com deficiência ao realizar, nesta sexta-feira (8), Workshop Regional de Conscientização sobre a Surdez.

O evento, promovido pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, reuniu no Parque Tecnológico 320 pessoas de 10 cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).

Estiveram presentes surdos, deficientes auditivos, representantes de associações que lutam pelos direitos desta comunidade e referências técnicas dos serviços municipais prestados pelas prefeituras para pessoas com deficiência.

Durante três horas, eles trocaram experiências e ideias, debateram temas de interesse e participaram de momentos e atividades de sensibilização onde todos se sentiram incluídos, apesar de suas diferenças.

Também foram apresentadas ações de destaque adotadas pela Prefeitura como a Surdolimpíada Nacional 2021, realizada em dezembro último com a participação de mais de 700 atletas de 18 estados brasileiros, e as políticas públicas e campanhas de sensibilização constantes desenvolvidas pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Três intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) tiveram papel fundamental no workshop, colaborando para a completa interação entre os surdos e a plateia.

“Fiquei muito feliz de participar deste evento e ver esta interação. Espero que mais ações como esta sejam realizadas para que nossas crianças e todas as pessoas possam crescer e viver em um contexto de inclusão e respeito”, disse o surdo Vânder Luiz das Neves Cunha, que tem 50 anos e mora no Novo Horizonte, na região leste.

Participação ativa
O workshop atraiu até alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) do Parque Tecnológico.

Estudante do 5º ano de Engenharia Ambiental, Maicon Vinícius de Moraes, de 20 anos, intercalou as aulas com as palestras do evento.

“Estava estudando na biblioteca quando vi uma grande movimentação no auditório. Fiquei curioso e vim ver o que era. Ao saber que era workshop sobre surdez, quis participar”, afirmou o universitário.

“Depois da aula, voltei para o workshop e trouxe comigo seis colegas. Todos temos que nos esforçar para melhorar a comunicação com os surdos. Vou replicar o que aprendi na república onde moro e com os meus colegas de faculdade”, completou.

Sem barreiras
Representantes dos municípios da RMVale que participaram da manhã de debates elogiaram a iniciativa da Prefeitura.

“Perfeito. A Prefeitura de São José está de parabéns por esta ideia de grande impacto. O workshop apresentou temas que nos fazem refletir e nos motivam a adotar mais ações para inclusão e melhoria do atendimento aos surdos e às pessoas com deficiência”, disse a diretora de administração do Suas (Sistema Único de Assistência Social) da Prefeitura de Taubaté, Isabel Cristina Pastorelli Teixeira.

A opinião foi compartilhada pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Átila Araújo Cartaxo.

“A primeira grande barreira para as pessoas com deficiência é a atitude das pessoas, o que acontece por falta de conscientização. Um workshop como este quebra esta barreira e muda paradigmas”, afirmou Cartaxo.

“Foi fundamental, porque sensibilizará a sociedade joseense e dos outros municípios da nossa região para a necessidade de trabalhar cada vez mais a inclusão. Este é o nosso incentivo e estamos motivados”, completou.

Ponte
Na maioria das vezes, a única barreira que os surdos encontram é a da comunicação. Como resolver esta questão? Com empatia, colocando-se no lugar do outro, sentindo o que ele sente.

A interação e a troca têm que ser constantes para que todos caminhemos juntos rumo à uma sociedade mais igualitária, justa e inclusiva, onde o respeito à diversidade seja um princípio e uma atitude.

Construir esta ponte só depende de nós.

Botão Voltar ao topo