fbpx

Workshops capacitam servidores que atuam no apoio social em São José

Workshop com funcionários da Sasc e entidades parceiras da Prefeitura teve como objetivo aprimorar ainda mais o serviço prestado à população – Foto: PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Polo Irradiador de Cultura de Paz, promoveu nesta sexta-feira (12) workshop de capacitação profissional com 40 funcionários da Sasc (Secretaria de Apoio Social ao Cidadão) que atuam nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), no Creas (Centros Especializados de Referência Social) e com representantes de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que mantêm convênios com a Administração municipal.

Com o tema “Encontros Sistêmicos na Sasc: Um Olhar para Além dos Conflitos”, foi realizado na Casa do Idoso Sul. Foi o primeiro de uma série de quatro workshops, presenciais e on-line, que serão comandados pelo promotor de Justiça Fábio Rodrigues Lima até o próximo dia 10 de dezembro.

Durante três horas e meia, os funcionários da Sasc e representantes das OSCs parceiras participaram de vivências em grupo em que debateram temas sobre o olhar sistêmico da realidade, a postura adotada na vida pessoal e como trabalhar as dinâmicas ocultas dos conflitos daqueles que atendemos em nossa profissão.

Foram abordadas ferramentas sistêmicas aplicáveis nos locais de convivência, com integração de equipes e maior eficácia na prestação do serviço e nos relacionamentos pessoais.

O workshop tratou de aspectos práticos sob a ótica da postura sistêmica, que poderão ser aplicados no dia a dia para que os servidores públicos possam agir de forma assertiva e equilibrada.

“Foi muito enriquecedor, com um olhar mais aprofundado sobre as relações pessoais, profissionais e familiares. Ampliou nossa compreensão sobre as dinâmicas que envolvem as relações do dia a dia”, disse a gestora de parcerias da Sasc, Jacqueline Sette.

Força
Para o promotor de Justiça Fábio Lima, os quatro workshops serão fundamentais para que os servidores municipais possam aprimorar o serviço prestado à população.

“O primeiro objetivo é o olhar interno. Ou seja, que postura devo adotar para fluir mais no meu propósito de vida, melhorando as relações com minha família e no meu trabalho. Quando nos abrimos para as mensagem de tudo que a vida nos traz, ganhamos um nova postura frente aos nossos desafios”, afirmou Lima.

“Fortalecemos as pessoas que atendemos em nossa profissão quando trabalhamos as suas dinâmicas ocultas. Somente através de vivências podemos internalizar esta postura sistêmica, que será transmitida no dia a dia.”, completou o promotor.

Cultura de Paz
O Polo Irradiador de Cultura de Paz de São José dos Campos foi criado em 2018 com o objetivo de irradiar a cultura de paz por meio da postura sistêmica, respeitando os valores, saberes e ações já existentes nas diversas áreas de atuação (educação, saúde, assistência social, segurança, Justiça, comunidade e outros).

O grupo mantém parceria com a Prefeitura e já foram realizados seminários e workshops em outras secretarias municipais, como a Proteção ao Cidadão.

O Polo Irradiador de Cultura de Paz também tem como finalidade ser fonte de referência como canal de mudança pessoal, profissional, institucional e social por meio da postura sistêmica, constelação familiar e movimentos essenciais.

são realizados seminários, workshops, cursos, vivências e projetos dirigidos a profissionais da rede de proteção e órgãos públicos e à sociedade em geral.

É composto por órgãos das áreas de educação, saúde, assistência social, segurança, Justiça, comunidade e outros. Saiba mais no link .

Workshops na Sasc
Tema: “Encontros Sistêmicos na Sasc: Um Olhar para Além dos Conflitos”

Próximos encontros:

Dia 19 de novembro
Das 9h às 11h30 (on-line)

03 de dezembro
Das 8h às 11h30 na Casa do Idoso Sul (avenida Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos)

10 de dezembro
9h às 11h30 (on-line)

Botão Voltar ao topo