fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

FPF inova e realizará o primeiro experimento de VAR Light com a Copa Paulista

Em acordo com a Fifa, CBF e aprovação por unanimidade de todos os clubes participantes das quartas de final, a Copa Paulista será o primeiro campeonato de futebol do Brasil utilizando o VAR Light, nova modalidade do Árbitro Assistente de Vídeo, em caráter experimental.

Este é um projeto que a Federação Paulista de Futebol vem encabeçando nos últimos meses, visando oferecer ao maior número de competições a possibilidade do uso do árbitro de vídeo.

Todos os jogos da fase final da competição, desde as quartas de final até as finais, terão o uso da ferramenta. Os primeiros confrontos serão Votuporanguense x Portuguesa, São Caetano x XV de Piracicaba, São Bernardo FC x São Bernardo EC, Noroeste x Botafogo. As quartas de final começam neste sábado.

O VAR Light guarda algumas diferenças com o VAR tradicional. No formato Light, na Copa Paulista, serão utilizadas quatro câmeras por partida. O propósito do VAR Light, validado pela Fifa, é tornar a tecnologia mais acessível, permitindo o uso do assistente de vídeo com custos inferiores, garantindo o uso da tecnologia em competições com receitas menores.

Haverá reunião entre a equipe de VAR e arbitragem da FPF com os oito clubes classificados (dirigentes, comissões técnicas e atletas) nesta quinta-feira (21) para explicar o modelo de uso do VAR Light, além de tirar possíveis dúvidas que possam surgir.

Botão Voltar ao topo