fbpx

São José: com tecnologia do CSI, Polícia Civil soluciona homicídio no centro

Com auxílio da tecnologia inteligente do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da Prefeitura de São José dos Campos, a Polícia Civil solucionou homicídio ocorrido na madrugada do último dia 21 de agosto na região central da cidade.

As câmeras identificaram o homem de 57 anos suspeito de matar o morador em situação de rua, mostrando os dois discutindo na Orla do Banhado, o golpe com canivete e o suposto autor do assassinato correndo pelas ruas do centro.

Após a Polícia Civil divulgar as imagens, o suspeito se apresentou e prestou depoimento, alegando legítima defesa. Foi lavrado Boletim de Ocorrência por homicídio e ele ficou à disposição da Justiça.

“As imagens flagradas pelas câmeras dos CSI foram fundamentais para identificação do suspeito deste homicídio. Novamente, o CSI foi determinante para a solução do crime”, disse o disse o delegado titular da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Homicídios de São José, Neimar Camargo Mendes.

CSI

O CSI foi implantado pela Prefeitura em 6 de abril último e conta com mil novas câmeras inteligentes espalhadas por toda a cidade.

A Prefeitura disponibilizou minicentrais do CSI para as forças de segurança instalarem em suas sedes, o que têm contribuído nas investigações e soluções de homicídios, furtos e roubos de veículos, entre outros crimes.

A implantação do CSI e a instalação das novas câmeras integram o Plano de Gestão 2021-2024 e as ações do programa São José Unida, que tem como objetivo evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido de forma constante e progressiva desde 2019.

Criminalidade em queda

Com o CSI, o programa São José Unida e novas ações e programas realizados pela Prefeitura em parceria com as forças de segurança, a população ganhou mais segurança e qualidade de vida.

São José não registra latrocínios (roubos seguidos de morte) há quase dois anos. O último caso ocorreu em setembro de 2019. O fato é relevante para um município de grande porte, com mais de 700 mil habitantes.

Com as minicentrais do CSI instaladas em suas sedes, as forças de segurança têm agilizado as investigações e soluções de crimes. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

A cidade teve em 2019 e 2020 as menores taxas dos principais indicadores criminais desde 2002, quando os dados começaram a ser divulgados pelo governo do Estado.

São José é a cidade mais segura do Brasil. Entre as 49 com mais de 500 mil habitantes, registrou em 2020 a menor taxa de mortes violentas (homicídios + latrocínios) a cada 100 mil habitantes –5,17.

O estudo feito pela Deic da Polícia Civil revela ainda que o índice de solução de homicídios de São José é de 84%, bem acima da média nacional, que é de 30%.

E os índices continuam caindo. De janeiro a agosto deste ano, foram 29 homicídios, uma queda de 44% em relação aos 52 de 2016, último ano antes da implantação do São José Unida.

Botão Voltar ao topo