fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escola Cívico-Militar é inaugurada em Taubaté

Ministro da Educação e outras autoridades participaram da cerimônia

Uma cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira, dia 23 de agosto, marcou o início do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares na EMEF Professor Lafayette Rodrigues Pereira, localizada no bairro São Gonçalo em Taubaté.

Com a presença do ministro da Educação Milton Ribeiro e de várias outras autoridades, dentre elas, o deputado Federal Eduardo Bolsonaro e o prefeito de Taubaté José Saud e alguns alunos, foi descerrada a placa inaugural que torna a escola taubateana a primeira do modelo no Estado de São Paulo.

Com a implantação do programa, os militares irão atuar em oficinas disponibilizadas no contraturno das aulas regulares com aulas voltadas aos alunos do fundamental II. Ainda serão definidas as oficinas a serem implantadas, de acordo com avaliação dos militares, visto que o retorno às aulas presenciais aconteceu no início do mês de agosto.

• Confira galeria de fotos

Prefeito de Taubaté, Ministro da Educação, deputado federal Eduardo Bolsonaro durante o descerramento da placa inaugural. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

De acordo com a prefeitura, em maio deste ano, a equipe gestora da escola participou da capacitação sobre a implantação, implementação e monitoramento da ECIM, com formações acerca de diretrizes, aspectos legais, projetos a serem desenvolvidos, integração entre civis e militares e a elaboração dos marcos desejado, atual e estratégico. Houve a necessidade de adequação da infraestrutura da escola, uma vez que, uma das etapas de certificação abrange a implementação do modelo e o cumprimento de requisitos educacionais, didático-pedagógico e administrativos.

Já foram apresentados o Oficial de Gestão Escolar, Cel. EB Walter José Rodrigues Alves Valle e o Oficial de Gestão Educacional, Cap. EB Claudiney Alves Franco. Há a previsão de que se apresentem ainda mais 4 suboficiais e sargentos monitores para atuarem na gestão educacional da ECIM.

O objetivo do Programa das Escolas Cívico-Militares é combater as desigualdades de oportunidade, promovendo uma formação humana e cívica a partir de uma educação de qualidade, aprimorando o aluno em sua formação ética, valorizando suas competências e habilidades estimulando sua capacidade de transformação da realidade no ambiente em que está inserido.

Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares na EMEF Professor Lafayette Rodrigues Pereira em Taubaté. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

O prédio da unidade foi inaugurado em junho de 2000 e revitalizado 14 anos depois. Em 2021, a escola atende 471 alunos de 6 a 14 anos, dos Ensinos Fundamental I (253) e II (195), EJA – Educação de Jovens e Adultos (23), além de ofertar aulas em período Integral (217).

 

Botão Voltar ao topo