fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Forças Armadas realizam treinamento com óculos de visão noturna em Taubaté

Operação Ricardo Kirk acontece no Comando de Aviação do Exército

As Forças Armadas estão realizando no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté (SP), a segunda parte de um treinamento inédito. A ação reúne militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica operando e padronizando procedimentos para os helicópteros H225M e emprego de óculos de visão noturna (OVN). O general Nigri, comandante da Aviação do Exército, falou sobre a importância deste treinamento para interoperabilidade entre as três forças. (vídeo)

A primeira parte da Operação Ricardo Kirk, realizada no fim de julho, teve como propósito o nivelamento doutrinário de técnicas, táticas e procedimentos na condução de uma fração de helicópteros em voo, com uso do OVN.  Nesta fase final do treinamento, que é cordenado pelo Ministério da Defesa e Comando de Operações Terrestes, a atividade consiste em fazer uma infiltração e exfiltração aeromóvel noturna utilizando os óculos. A imagem vista através deste equipamente fica como esta que vocês me viram durante a gravação da reportagem. O comandante da Aviação do Exército Brasileiro explica a importância do equipamento de visão noturna. (vídeo)

Para realizar a misssão, os helicópteros foram preparados para operar durante a noite e a tripulação e a tropa foram equipados com os óculos OVN que intensificam a luz em muitas vezes.

Operação Ricardo Kirk no Comando de Aviação do Exército em Taubaté. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Para que tudo saísse perfeito no dia da missão noturna, foram horas de treinamento e de voos. No dia 18 de agosto, tripulação e a tropa aeromóvel com militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve, de Caçapava, partiram do 1º Batalhão de Aviação do Exército para o cumprimento de mais este importante passo na preparação dos militares das Forças Armadas do Brasil.

Tropa da 12ª Brigada de Infantaria Leve participou do treinamento. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Operação Ricardo Kirk no Comando de Aviação do Exército em Taubaté. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Botão Voltar ao topo