fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Leandro Cunha: o judoca joseense em Londres-2012

Leandro Cunha. (Foto: CBJ)

O judoca joseense Leandro Cunha iniciou no judô levado pelo seu irmão mais velho. Nesta fase inicial Leandro ganhou o apelido de Coxinha dos seus companheiros, pois sua mãe produzia os salgados e Leandro os vendia para custear suas despesas e ajudar a se manter nos treinos.

Em 2001, aos 21 anos, Leandro foi defender o Esporte Clube Pinheiros e chegou a seleção brasileira em 2008, conquistou duas medalhas de prata em mundiais (Tóquio-2010 e Paris-2011) e um ouro em Jogos Pan-Americano (Guadalaraja-2011). Leandro participou dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Após 12 anos de Pinheiros retornou a São José em 2013 para tentar buscar a participação nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, na ocasião não estava na zona de ranqueamento, tendo que que custear todas as suas despesas de viagens a inscrições nas competições para tentar alcançar seu objetivo, que era a disputa dos Jogos do Rio-2016, algo que não se concretizou.

Após aposentadoria como atleta em 2017, Leandro foi ser treinador da seleção de base do Canadá, no entanto, devido a pandemia do COVID-19 e a crise econômica global seu contrato foi interrompido e ele teve que retornar para o Brasil.

Téo Pimenta é diretor do Instituto Esporte Vale (IEVALE), professor universitário, pesquisador e autor do e-book Olímpicos e Olímpicas do Vale, material recém lançado que presta uma homenagem aos 16 atletas que representaram o Vale em Jogos Olímpicos. Interessados em adquirir o e-book Olímpicos e Olímpicas do Vale entrar em contato com o autor pelo instagram @teo.pimenta.

Botão Voltar ao topo