fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A joseense que participou de um momento histórico no vôlei feminino brasileiro

(Foto: Arquivo/Divulgação Rio2016)

Lenice Peluso, nasceu em São José mas mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro, descobriu o vôlei cedo, na infância, pois a modalidade era diversão familiar, cresceu brincando, uma brincadeira que tornou-se séria ainda na adolescência.

Aos 11 anos iniciou em uma equipe de iniciação esportiva no Rio de Janeiro nos anos 70, com 15 anos veio a primeira convocação para a seleção brasileira de base e em 1980 aos 18 anos disputou os Jogos Olímpicos de Moscou.

Nesta edição houve um boicote dos países capitalistas e o Brasil foi convidado para a disputa, pois não havia sido classificado nas eliminatórias.

Momento histórico para o esporte brasileiro, por ser a primeira seleção feminina de uma modalidade coletiva a disputar uma edição de Jogos Olímpicos.

Apesar do resultado nos Jogos de Moscou-1980, sétima colocada entre oito equipes, esta edição foi marcante para o esporte feminino brasileiro, pois abriu o caminho para a sequência da história do vôlei feminino, motivando outras gerações a acreditarem que poderia ser possível.

Lenice vive atualmente no Rio de Janeiro onde atua como gestora e coordenadora na LP10, escola especializada em vôlei de areia que idealizou após encerrar a carreira como atleta.

Téo Pimenta é diretor do Instituto Esporte Vale (IEVALE), professor universitário, pesquisador e autor do e-book Olímpicos e Olímpicas do Vale, material recém lançado que presta uma homenagem aos 16 atletas que representaram o Vale em Jogos Olímpicos. Interessados em adquirir o e-book Olímpicos e Olímpicas do Vale entrar em contato com o autor pelo instagram @teo.pimenta.

Botão Voltar ao topo