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Ciretrans de Tremembé e Campos do Jordão vão virar Poupatempo

Com a integração das unidades serão beneficiados mais de 100 mil habitantes destes municípios. (Foto: GESP)

O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (7/6) que as Ciretrans de Tremembé e Campos do Jordão vão virar Poupatempo. A integração faz parte do plano de expansão anunciado em agosto de 2020 pelo governo paulista. O modelo já foi implementado em 82 unidades e deverá chegar a 240 até 2022, oferecendo 242 serviços online.

O posto do Ciretran de Campos do Jordão atende em média 40 cidadãos por dia. Com a integração com o Poupatempo e a inclusão dos serviços municipais esse número deve chegar a 150 atendimentos, pois contemplará as cidades vizinhas de Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. O novo formato beneficiará 52.405 mil habitantes do município. O investimento do Estado na implantação do novo posto é de aproximadamente R$ 160 mil.

Em Tremembé, cidade de 47.714 habitantes, cerca de 30 cidadãos procuram a unidade do Ciretran diariamente para realizar serviços como transferência interestadual de CNH, 2ª de CRV de veículos e remarcação de Chassi. Com o novo formato, este número deve crescer cerca de 25%. Os serviços mais procurados nos dois postos são renovação e transferência interestadual de CNH, 2ª via de CRV, remarcação de chassi, transferência de veículos. O investimento do Estado na implantação do novo posto é de aproximadamente R$ 130 mil.

“Ao longo destes dois anos e meio de gestão, nós estamos entregando mais 122 Poupatempos. É a maior entrega de Poupatempos da história do Governo do Estado. Até o final da nossa gestão serão 340 unidades. Nós tínhamos 70, agora temos 122 e serão 340 com um formato mais digital, mais serviços, menos espaço físico e mais eficiência. É impressionante a qualidade do serviço do Poupatempo, que é uma conquista de diversos governos e agora triplica de tamanho. É a multiplicação de serviço competente”, afirmou Doria.

O plano de expansão foi anunciado em agosto de 2020. “A digitalização e a integração dos serviços públicos se reproduzem nestas novas unidades do Poupatempo que estamos instalando em todo o estado, em parceria com as Prefeituras. A gestão digital do Governo de São Paulo aproxima o cidadão à prestação de serviços de qualidade”, acrescentou o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia.

Ao delegar o atendimento ao Poupatempo, conseguiremos aproveitar melhor nosso quadro de colaboradores, otimizando ainda mais a operação para serviços essenciais. Hoje, 86% dos serviços realizados pelo Detran.SP são pelos canais digitais. Isso graças ao avanço da digitalização, o que permitiu a redução do atendimento presencial. Exemplo disso é a prova prática de habilitação, que muitos municípios do Estado não têm e que com o novo modelo será possível oferecer, evitando assim o deslocamento do cidadão para uma cidade vizinha”, afirma Neto Mascellani, presidente do Detran.SP.

As implantações serão viabilizadas em parceria com as prefeituras e contarão com estrutura mais moderna e tecnológica, proporcionando segurança e comodidade, atendendo mais de 50 mil pessoas. O novo formato é por meio do sistema Balcão Único, com atendentes multitarefa, que inclui serviços municipais.

O modelo já foi testado e aprovado pela população nas unidades inauguradas nesta gestão em Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidas para o projeto piloto.

Entre os serviços oferecidos, além do Detran.SP, estão o Instituto de Identificação (IIRGD) e taxas cobradas pelas prefeituras, facilitando ainda mais a vida do munícipe, que precisa se deslocar menos para cumprir com suas obrigações.

As futuras unidades fazem parte do plano de expansão, anunciado em agosto de 2020 pelo governo paulista. “O novo modelo, com os serviços do Detran.SP ao atendimento do Poupatempo, é mais moderno, compacto e com foco no digital. Como diversos serviços serão oferecidos no mesmo local, o cidadão ganhará em agilidade, eficiência, comodidade e autonomia, sem perder o padrão de qualidade, que é a marca registrada do programa, que está cada vez mais próximo da população”, afirma André Arruda, presidente da Prodesp.

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