fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: CSI ajuda PM a prender suspeitos de tentativa de homicídio

Veículo utilizado pelos suspeitos e que foi rastreado pelas câmeras do CSI e portais de segurança: tecnologia contra o crime. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Com ajuda do Sistema Inteligente do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e das novas câmeras com reconhecimento facial, a Polícia Militar prendeu, no domingo (30), dois suspeitos de tentativa de homicídio ocorrida momentos antes no bairro Jardim Imperial, na região sul.

Através do monitoramento realizado na minicentral disponibilizada pela Prefeitura no 46º BPMI (Batalhão de Policiamento Militar), foi possível identificar e rastrear o veículo utilizado por eles.

Foram implantadas outras nove minicentrais do CSI nas demais forças de segurança, como Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, entre outras instituições.

“O CSI ampliou as ações no campo de inteligência policial e dá condições para que nossa cidade tenha uma polícia muito mais eficiente no combate à criminalidade, dando uma resposta rápida, como neste caso em que foi possível deter os envolvidos no caso de tentativa de homicídio”, disse o tenente-coronel Antônio Moura Pires, comandante do 46º BPMI de São José.

Tecnologia

São José possui um sistema inovador, inteligente e integrado de monitoramento do trânsito e de segurança pública com radares e câmeras com tecnologia OCR (leitura de placas) em todas as regiões do município.

Além da fiscalização do trânsito, esses portais de segurança com tecnologia OCR permitem, por exemplo, a identificação de veículos furtados ou roubados por meio da leitura das placas, que registram cerca de 1 milhão de imagens por dia.

Os dados são acompanhados em tempo real pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e demais forças de segurança, com apoio do CSI e das mil novas câmeras.

Mais segurança

A implantação do CSI, ocorrida em 6 de abril último, e a instalação de mil novas câmeras inteligentes e com reconhecimento facial por toda a cidade integram o Plano de Gestão 2021-2024 e as ações do programa São José Unida.

Nos dois primeiros meses de funcionamento do novo sistema, flagrantes de imagens contribuíram com as forças de segurança nas investigações de homicídios, furtos e roubos de veículos.

Botão Voltar ao topo