fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: triplica volume de entulho descartado corretamente

Rastreamento dos resíduos e fiscalização em tempo real deram resultados positivos. (Foto: Divulgação)

O volume de entulhos (resíduos da construção civil) descartados corretamente praticamente triplicou em São José dos Campos em 2020. Foram geradas 69.324 metros cúbicos em 2019 e 205.438 metros cúbicos em 2020.

A Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Urbam (Urbanizadora Municipal) trabalha de forma intensa para combater o descarte de entulhos em locais inadequados.

Estes resultados são fruto do uso da tecnologia para o Controle de Transporte de Resíduos Eletrônico, por meio de um sistema de rastreamento, que acompanha desde a geração dos resíduos até a sua destinação final, além da intensa fiscalização em tempo real feitos pelas equipes da Urbam.

O descarte correto proporcionou uma sensível redução dos resíduos nos pontos de descartes clandestinos e a diminuição do lixo da limpeza urbana impactando no aumento da vida útil do aterro sanitário da cidade.

Como funciona
Os proprietários das empresas prestadoras de serviços de caçambas devem se cadastrar na Urbam. Os proprietários dos imóveis que necessitem dos serviços de caçamba devem se certificar se as empresas são regularizadas. A relação dessas empresas pode ser conferida nos sites da Prefeitura e da Urbam.

Resíduos da construção civil de até 1 metro cúbico podem ser encaminhados aos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), que fornecem estes materiais gratuitamente.

RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

ANO | m³ Gerados

2017 | 30.590

2018 | 25.355

2019 | 69,324

2020 | 205.438

TOTAL | 330,707

Botão Voltar ao topo