fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José completa rede de UBS Resolve com unidade na zona norte

A UBS Alto da Ponte foi ampliada e reformada para atender pelo novo modelo UBS Resolve. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Todas as 40 unidades básicas de saúde de São José dos Campos estão funcionando pelo modelo UBS Resolve, lançado em 2018 para deixar a atenção primária mais resolutiva. Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura entregou a última delas, a do UBS Alto da Ponte, instalada no centro comunitário do bairro, região norte da cidade.

O novo espaço tem cerca de 480 metros quadrados de área, com seis consultórios médicos, um odontológico e outro de enfermagem, salas de coleta, vacina e farmácia, entre outros ambientes, que estão adaptados para pessoas com deficiência.

Entre as melhorias no atendimento, está a coleta de exames laboratoriais no local. A UBS também recebeu nova identificação visual e o painel de gestão à vista, com indicadores epidemiológicos em local visível ao público. Isso permite o monitoramento constante da situação de saúde dos moradores.

Fazem parte da área de abrangência os bairros Alto da Ponte, Residencial Colinas do Paraíba, Condomínio Espelho D’Água, Areeiros, Fazenda Nova Esperança, Chácara das Oliveiras, Vila Monte Alegre, Sertãozinho, Pedro D’Água, Vila Veneziani, Vila São Sebastião, Vila Santarém, Vila Rangel, Vila Nossa Senhora das Graças, Vila Matilde, Vila Leonídia, Vila Leila, Vila Cândida, Vargem Grande, Jardim Santa Matilde, Jardim Mariteia, Ilha Rio Paraíba, Chácara Havaí e Águas do Canindu.

Com 11.755 usuários cadastrados, a unidade do Alto da Ponte tem seis médicos –quatro clínicos gerais, uma pediatra e uma ginecologista-, dois dentistas, cinco enfermeiras e oito profissionais de enfermagem, além do pessoal administrativo.

Mais espaço

Vicentina foi uma das primeiras a usar o serviço de coleta | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Moradora há mais de 40 anos no Alto da Ponte, Vicentina da Aparecida Oliveira Teixeira, de 68 anos, aprovou o novo espaço da unidade. “Acho que melhorou bem, mesmo. Agora tem mais espaço para nos acomodarmos.”

“Essa nova unidade para nós é um sonho, ficou muito melhor do que a antiga”, afirmou Valdelice Ribeiro Costa, de 57 anos, do mesmo bairro.”

“Tem mais salas para atendimento, agora a unidade é mais ampla”, disse Carla Patrícia da Conceição, que tem 33 anos e mora na Vargem Grande.”

Botão Voltar ao topo