fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto oferece gincana virtual educativa e gratuita em Pindamonhagaba

Evento, gratuito e aberto ao público, que marca o encerramento do Construindo Música no município, realizado via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, com patrocínio da Novelis e produzido pela Evoluir. (Imagem: reprodução)

A música está na nossa vida desde cedo: ela enriquece o entendimento sobre o mundo e estimula a imaginação, além de ser um instrumento para o desenvolvimento integral de crianças e adultos, promovendo habilidades físico-motoras, socioemocionais e de convívio comunitário. E é por tudo isso que o projeto Construindo Música encerra sua temporada na cidade com o evento Nosso Tambor, gincana virtual voltada à celebração do brincar na infância por meio da música e das manifestações artísticas da cultura popular brasileira.

O evento é gratuito e aberto à população e conta com artistas diversos, entre eles Mairah Rocha (do grupo Barbatuques) e Isaar França. Para participar, basta acessar o site do evento (nossotambor.com.br) e acompanhar as redes sociais da Evoluir (@evoluir.educacao) e do musicista Thiago Di Luca (@thiagodiluca).

O Construindo Música é um projeto de iniciação musical, produzido pela Evoluir, empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos, que têm como objetivo ampliar a vivência musical no ambiente escolar. A organização visa desenvolver a educação por meio da interação de saberes, do estímulo ao interesse pela descoberta e à vontade de aprender, e ao respeito às multiplicidades culturais, religiosas, étnicas e de gênero. A iniciativa é promovida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba, e conta com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio.

Programação
Serão 6 dias de programação voltada ao público infanto-juvenil, educadores e famílias, dividida entre lives com conversas temáticas, lives musicais, tarefas e desafios. No sábado (último dia da gincana) haverá live de apresentação do livro e apresentação da música inédita “Todo Mundo Sente”, de Flávia Maia, que foi produzida especificamente para o projeto Construindo Música. Haverá também um show de encerramento com Thiago Di Luca, educador musical independente e correalizador do evento, e com outros artistas convidados.

A programação contará principalmente com artistas e brincantes afrodescendentes de regiões diversas do Brasil para celebrar o Dia da Consciência Negra. Além disso, serão distribuídos 2.400 livros do “Todo Mundo Sente”, da Flávia Maia, para a Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba e para as escolas públicas do município que participaram do projeto em 2019 e 2020.

O projeto retorna ao município pelo segundo ano consecutivo, beneficiando em 2020 um total de 12 escolas da rede pública do município e envolvendo 42 educadores e suas turmas de, aproximadamente, 800 crianças. Foram 6 meses de execução com cinco módulos formativos voltados a educadores ao longo do segundo semestre, além de encontros semanais de acompanhamento técnico-pedagógico com as equipes das escolas, visando à formação continuada de professores durante o período de quarentena.

A equipe que conduziu todo o processo contou com uma coordenadora pedagógica, consultores e músicos-educadores locais, que têm experiência infantil, musical e com construção de instrumentos musicais. Todos os professores participantes receberam um kit com materiais de apoio, contendo o guia do educador, que apresentou todo o projeto pedagógico com repertório de atividades para crianças, além de um livro da Editora Evoluir e instrumentos musicais infantis, como agogô, bloco sonoro, ganzá, campanela, surdo infantil, pandeiro e triângulo.

“O projeto se reinventou nesta pandemia num esforço importante de contribuir à formação continuada de educadores da rede pública de Pindamonhangaba. Entendemos a necessidade de apoiar educadores, tecnicamente e afetivamente, neste novo formato de ensino para que possam seguir atuando neste momento tão desafiador para toda a comunidade escolar. A gincana Nosso Tambor vem para finalizar este trabalho com um clima celebratório para dar às famílias e crianças da cidade, um respiro em meio à pandemia, com muita cultura, arte e brincadeira”, afirma a coordenadora de projetos educacionais da Evoluir, Julia Cimionatto.

“Foi muito gratificante ter feito parte desse projeto, que tem como base a transformação social por meio do lúdico. A Novelis se orgulha de parcerias com projetos como esse, que, além de tudo, soube se reinventar e manter-se firme em seus objetivos, mesmo em meio às condições adversas que enfrentamos em 2020”, avalia Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Programação Principal | 16/11 (segunda) a 20/11 (sexta)
Desafios, live shows e live bate papos
Programação de Encerramento | 21/11 (sábado)
– Live Especial: “Todo Mundo Sente”, com Flávia Maia
– Live Show de Encerramento com Thiago Di Luca e convidados

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA
Segunda-feira (16/11) | Corpo brinquedo
Desafio 1: Afropulso – loucos pela dança! | Regina Santos (11h00)
Desafio 2: Peito, estalo e palma | Mairah Rocha, do grupo Barbatuques (14h00)
Live Show Infantil: Corpo Musical | Mariah Rocha, do grupo Barbatuques (16h00)
Live Temática: Um brinquedo chamado dança | Regina Santos (20h00)

Terça-feira (17/11) | Roda de histórias
Desafio 1: Jongando com Tia Nastácia e Tio Barnabé | Adalgiza Américo e Ronald Lotha (11h00)
Desafio 2: No gingado da capoeira | Mestre Dinho (14h00)
Live Show Infantil: Contos, cantos e encantos da Tia Nastácia e tio Barnabé | Adalgiza Américo e Ronald Lotha (16h00)
Live Temática: Na Gira com Dinho: toadas, histórias e bate-papo sobre a educação da rua | Mestre Dinho (20h00)

Quarta-feira (18/11) | Tambores e batuques
Desafio 1: Que batuque é esse? | Ed Encarnação (11h00)
Desafio 2: Brincando com as congadas | Nina Fola (14h00)
Live Show Infantil: Bora cantar meu povo! | Ed Encarnação (16h00)
Live Temática: O Sul negro, que canta, dança e brinca! | Nina Fola (20h00)

Quinta-feira (19/11) | Cultura e infância
Desafio 1: Vem ficar Tambor! | Thiago Di Luca (11h00)
Desafio 2: Regando a flor com muito amor | Henrique Menezes (14h00)
Live Show Infantil: Cacuriá, uma brincadeira de dança | Henrique Menezes e Bartira Menezes (16h00)
Live Temática: Infância na Cultura Popular do Maranhão | Bartira Menezes (20h00)

Sexta-feira (20/11) | Na batida com mestres e mestras
Desafio 1: Batida no caderno | Isaar França (11h00)
Desafio 2: No Baque do Maracatu | Mestre Fabinho (14h00)
Live Show Infantil: Isaar – Na voz e na batida | Isaar França (16h00)
Live Temática: Construindo saberes com os mestres | Mestre Fabinho (20h00)

Sábado (21/11) | Nosso Tambor
Live Especial: Flávia Maia apresenta “Todo Mundo Sente” (11h00)
Live Show de Encerramento: Thiago Di Luca convida Idowú Akin, Gente Grande Também Brinca e Maria Eugênia Tita pra entrar na roda! (18h00)

* Com informações da assessoria da Evoluir

Botão Voltar ao topo