fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Placas informam sobre a necessidade de descartar o lixo em Ilhabela

(Foto: Divulgação/PMI)

As placas foram instaladas em todas as praias da cidade e em alguns pontos de grande circulação de pessoas

Foram instaladas recentemente, placas informativas de três diferentes modelos, para conscientizar moradores e turistas de Ilhabela, por meio de fotos de animais ameaçados de extinção, o quanto eles são afetados pelo descarte incorreto do lixo.

Uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, com a colaboração do Instituto Argonauta, além de um munícipe que forneceu as fotos dos animais, as placas foram instaladas em todas as praias da cidade e em alguns pontos de grande circulação de pessoas, como o Mirante do Piúva, o deck e a saída da balsa.

Segundo informou a pasta responsável, Ilhabela abriga algumas espécies de tartarugas que utilizam o arquipélago para se alimentar durante seu período juvenil, por cerca de 20 anos. Depois de adultas, elas partem para se reproduzir. “Considerando que esses animais ainda são jovens e não se reproduziram, é muito importante preservá-los. Mas, infelizmente, muitos morrem por causa da ingestão de plástico e demais resíduos”, esclareceu Mariana Ferraz, do Meio Ambiente.

De acordo com dados do Instituto Argonauta, de 2,6 mil animais encontrados mortos e necropsiados pela equipe da entidade, no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), 48% apresentaram alguma interação com o lixo marinho.

“Além da finalidade educacional, as placas visam também deixar o contato do instituto em todas as praias para que as pessoas liguem ao encontrar um animal marinho morto ou que esteja precisando de resgate”, finalizou Mariana.

A Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela também busca trabalhar com as diretrizes da Década das Nações Unidas sobre a Biodiversidade, que será encerrada neste ano.

Botão Voltar ao topo