fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté confirma primeira morte por dengue em 2020

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirma a primeira morte por dengue este ano. A paciente, do sexo feminino e 30 anos, estava internada na Unidade de Pronto Atendimento Central e morreu na quinta-feira, dia 13 de fevereiro, segundo informou em nota, a prefeitura de Taubaté.

Os últimos registros da Vigilância Epidemiológica são de 2016, quando foram confirmadas três mortes por dengue no município. Naquele ano foram registrados 3.321 casos positivos da doença.

O caso atual segue em investigação. Amostras do sangue da paciente foram coletadas e enviadas para o Instituto Adolfo Lutz com o objetivo de identificar qual o sorotipo da doença.

Pessoas infectadas por sorotipos diferentes em um período de seis meses a três anos podem ter uma evolução para formas mais grave da doença. Em abril do ano passado foram identificados os primeiros casos do sorotipo 2 em circulação em Taubaté e região.

Esta morte reforça o alerta emitido pelo Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté para o envolvimento da população no combate à dengue. A paciente morava na região do Três Marias e o quarteirão havia sido nebulizado no dia 30 de janeiro. Foram realizadas neste dia 21 nebulizações naquele quarteirão. Outros 12 imóveis estavam fechados e aconteceram mais 12 recusas à nebulização.

O inseticida malathion, utilizado nas nebulizações, é considerado o produto mais eficaz para combater o mosquito, evitando a proliferação de casos de dengue.

Ações
As atividades de fiscalização, bloqueio e nebulização já desenvolvidas regularmente pelo CAS serão reforçadas na próxima sexta-feira, dia 14 de fevereiro, em horário estendido até as 19h. O horário estendido deve ocorrer durante todo o mês. Também têm continuidade os mutirões de visitação aos sábados para a redução de pendências e nebulização nos locais onde houve recusas. Porém a população precisa colaborar e liberar o acesso às suas residências.

Atividades de conscientização acontecem nos supermercados, centros de compras e locais de grande circulação com a distribuição de material educativo pelos agentes.

O recolhimento de inservíveis pelo caminhão cata-treco continua por meio dos arrastões Xô Mosquito. A prefeitura lança ainda este mês uma nova campanha publicitária: “Não deixe o mosquito tomar conta de sua casa”. Atletas das equipes profissionais de esportes do município também devem reforçar a campanha de conscientização.

O envolvimento da população é fundamental neste momento para conter o avanço de casos de dengue em Taubaté. Balanço atualizado da Vigilância Epidemiológica indica que foram registrados de janeiro até o dia 13 de fevereiro 149 casos confirmados de dengue, sendo 136 casos autóctones e 13 casos importados.

Botão Voltar ao topo