fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Orientação ajuda a prevenir gravidez na adolescência em Taubaté

Segundo dados da prefeitura, Taubaté registrou 348 gravidez nessa faixa etária em 2019. (Foto: Pixabay)

A prefeitura de Taubaté desenvolve em fevereiro atividades educativas com foco na prevenção da gravidez na adolescência. As atividades acontecem durante o tempo que os munícipes aguardam a consulta na recepção das unidades de saúde do Departamento de Atenção Básica.

Enquanto esperam ser chamados pelos médicos, a equipe de saúde aproveita o momento, dentro de sua programação, para conversar sobre prevenção da gravidez na adolescência com todos que estão ali presentes, sejam adultos (pais) ou os próprios adolescentes.

Nos Postos de Atendimento Médico e Odontológico (Pamo) e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), os profissionais estão abertos para o acolhimento dos adolescentes que quiserem tirar dúvidas sobre o assunto.
Este trabalho de acolhimento e orientação é desenvolvido em Taubaté desde 2016 e contribuiu para uma redução de 31,76% nos casos de gravidez na adolescência.

A gravidez nessa faixa etária implica em riscos à saúde física da adolescente (mortalidade materna, nascimento prematuro e baixo peso ao nascer do bebê) além de danos psicossociais (evasão escolar, dificuldade financeira, prejuízo da auto-estima, isolamento social). Conversar sobre prevenção com os pais é tão importante quanto com os adolescentes. O conhecimento promove a conscientização e, portanto, a mudança no comportamento em relação à saúde.

Gravidez na adolescência em Taubaté:
2016 – 510
2017 – 410
2018 – 366
2019 – 348

Botão Voltar ao topo